top of page

Autocuidado

A inserção de pequenas ações no cotidiano terão impacto positivo ao longo do tempo tanto no corpo quanto na mente.  Alimentação saudável, realização de atividade física, manutenção de relacionamentos, contato com a natureza, prática de mente-corpo (yoga, meditação, mindfulness, tai-chi) ou atividades que façam com que você se sinta bem (correr, dançar, assistir filmes, ouvir música, conversar…) A realização dessas pequenas ações fazem com que mantenhamos o foco e consigamos manter e estado de consciência no agora, nas sensações e necessidades do corpo e da mente

É importante entender que a saúde é uma união entre saúde mental e saúde corporal, portanto ambas não podem estar desconectadas

 

 

Diferença entre transtorno e doença mental

o termo transtorno tem relação a um diagnóstico mais amplo, com uma trajetória diagnóstica que varia de individuo para individuo e tem questões multifatoriais, que levam em consideração aspectos socio-economicos e são utilizadas diversas formas  de tratamento, diferentemente da doença em que temos causas, padroes de sintomas e medidas terapêuticas padronizadas.  

 

 

Depressão

A depressão é um problema médico grave e altamente prevalente na população em geral (320 milhões de pessoas no mundo estão deprimidas) e podem variar de intensidade e duração. De acordo com estudo epidemiológico a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%. é uma doença que produz alterações de humor caracterizada por uma tristeza profunda e forte, sentimento de desesperança, baixa autoestima e culpa, além de distúrbios do sono e do apetite.

É importante diferenciar a tristeza patológica daquela transitória fruto de acontecimentos difíceis e desagradáveis (que são inerentes à vida). É normal ficar tristes diante de adversidades, porém, no quadro depressivo a tristeza é um sentimento constante, mesmo quando não há causa aparente. O humor permanece deprimido praticamente o tempo todo. a pessoa perde o interesse pelas atividades que um dia foram fruto de satisfação e prazer. A pessoa é inundada por um sentimento de desesperança. 

O estresse que somado a vulnerabilidade genética são fatores que acarretam na predisposição à depressão.

Textos base:

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/depressao

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/depressao/

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44461999000500003

CAPB - UNIFESP

  • Instagram
  • Facebook ícone social
bottom of page