Pautas: Repasses, Informes, Próximas Reuniões Ordinárias, Restaurante Universitária e Comissão de Moradia.
Repasses:
-Mobilização na Reitoria: ocorreu mobilização pelo terreno durante uma reunião na Reitoria. Não queriam deixar representantes dos CAs subirem na reunião. Havia pressão para entrar no Hall, e a porta foi estourada. Com a ocupação do Hall, bloquearam os elevadores, mas subiram pelas escadas. Quando os representantes dos CAs chegaram, o presidente da SPDM já tinha saído. Uma porta foi arrombada, alunos subiram para o quinto andar. Quando o presidente da SPDM desceu, ele foi cercado pelos estudantes. Ele voltou ao prédio da reitoria, agredindo estudantes e ficando lá até o término do ato. A Soraya desceu, houve votação se ela falaria ou não, ganhou que ela falaria. Ela falou que a SPDM não quer assinar a cessão de 20 anos porque fere a filantropia da SPDM, que envolve o tripé ensino-pesquisa-extensão. A solução que arrumaram foi que fariam um grupo de trabalho para justificar esse tripé. Conseguimos espaço na assembleia da SPDM, para apresentar a proposta de cessão pela promotoria. A reitora também falou que levaria a proposta para o Consu e a Congregação e os estudantes, segundo ela, deveriam sensibilizar os professores para estarem do nosso lado. Caso não houvesse a cessão, existem duas propostas: retificação da escritura ou desapropriação. Ficou tirada uma Assembleia para esta quinta-feira, às 18h. A Soraya também falou que não renovou o contrato com a BIREME e OPAS.
-Reunião com CAs e Atlética: ocorreu ontem, às 12h. Foram feitas críticas ao fato de o ex-vice diretor interno da Atlética já estar lá na reunião da reitoria, antes de todos os outros estudantes. Foi questionada a carta de repúdio da AAAPB também, a justificativa deles foi que os “velhos” estavam questionando a atlética sobre os atos de depredação. Foi também falada da Assembleia, que deveria ser em conjunto os assuntos: RU, Moradia e Terreno (nesta ordem). Amarilis disse que seria bom fazer um histórico da SPDM, a proposta foi apoiada. Como encaminhamentos: manutenção de pedir a cessão, passar para a retificação do terreno ou desapropriação, sugerir paralisação.
-RXEPM: ontem houve reunião sobre discussão do ato e da audiência pública. Foram feitos repasses, convites para as assembleias. Ainda será marcada nova data para a próxima reunião.
-Comissão das Eletivas: houve reunião ontem. A comissão quer regulamentar as eletivas e as atividades complementares. A ideia é diminuir a grade horária de matérias gerais e aumentar a quantidade de eletivas. Querem estimular departamentos e disciplinas a criarem eletivas. Paulo Schor é o novo presidente da comissão, a Lúcia Ioshida virou a vice-presidente. Como sugestões estudantis, o departamento que não tiver eletiva ou tiver uma ruim, deveria ser punido. As eletivas deveriam ser um estímulo para atividades práticas.
Informes:
-Assembleia Geral: ocorrerá amanhã, às 18h. O local ainda está a se definir.
*Próximas Reuniões Ordinárias: sugestão de mudar a data das próximas duas reuniões ordinárias. A próxima reunião será no pós-erem.
*Restaurante Universitário: a gerente do RU disse que aumentou a oferta de comida nesse final de semana e 80 refeições foram jogadas foram. Responder no sentido de avisar que ficamos várias semanas sem e agora que voltou, precisa de um tempo para reorganizar.
*Comissão de Moradia: ocorreu reunião da comissão e precisamos levar os argumentos para o Conselho do Campus São Paulo. Na última reunião do Conselho, sem nenhum estudante, os argumentos foram expostos, porém nossos argumentos foram rechaçados. Haverá antes uma reunião com PROPLAN, PRAE e a Comissão do Campus.
Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.
Comments