REPASSES
Reunião com CAOC 11/11 (Gabriel Zenardi): Gabriel reuniu-se sábado, junto ao Centro Acadêmico Anna Turan, com membros do CAOC para esclarecimentos sobre a situação do Hospital Universitário da USP e a greve dos estudantes de medicina. Foi esclarecido que o HU passa por processo de desfinanciamento e desmonte crônico, intensificados no mandato do reitor Zago, através de PIDVs (Planos de Incentivo à Demissão Voluntária), redução do número de contratados e diminuição do repasse financeiro para o hospital. Recentemente, houve anúncio do fechamento do PS da pediatria por ausência de recursos humanos, apesar deste ser um serviço considerado essencial para o ensino da graduação de medicina e para o atendimento da população. Tal evento, avaliado pelos estudantes da medicina como estopim da crise, motivou nova paralisação e a aprovação de greve estudantil, prevista para ter início hoje. A problemática da situação envolve ainda a mudança no caráter das contratações, antes realizada via USP e agora sendo mediada pela SPDM, indicando prejuízo ao ensino e, a longo prazo, piora no sucateamento e desvinculação do HU. Não há perspectivas de mudanças nesse contexto com a eleição de um novo reitor, visto que o candidato à frente na campanha eleitoral é o vice do reitor atual, com escolha pouco democrática e com peso quase total na indicação do governador Geraldo Alckmin. Foi construído pelos estudantes da USP um calendário de mobilização, estando neste um ato amanhã com saída no vão do MASP.
ORDEM DO DIA
Nota em apoio à Greve da FMUSP: Foi lida uma nota de produção coletiva, efetuadas alterações e abriu-se votação para sua publicação na data de hoje. Encaminhou-se a realização de um chamado na página do CAPB para composição do ato. Haverá concentração no DCE amanhã, 16h, e ida conjunta para o vão do MASP. Publicação da nota em apoio à greve pelo HU: APROVADA POR CONTRASTE
Situação do HSP: Não há perspectiva de melhoras no cenário do HSP. Ressaltada a necessidade de retomar a mobilização
Financiamento para COBREM 2018: Maísa se responsabilizou em reunir o nome dos interessados no financiamento até sexta-feira, junto a valores de cotação de transporte e inscrição para deliberação em reunião extraordinária nesta sexta-feira (17/11), 12h15.
Período de inscrição de chapas para Eleição do CAPB: Foi pedido por Victor e Maísa a prorrogação por uma semana do término do período de inscrição das chapas para gestão 2018 do CAPB, cuja data estava programada para hoje. Foram levantados pontos como a importância de se manter a data originalmente decidida, o poder deliberativo da RO em relação à comissão eleitoral e o conflito de interesses entre membros atuais da gestão e que compõem também a chapa em construção. Foi decidido abrir para votação, sendo o resultado encaminhado como sugestão para a deliberação da comissão eleitoral (Lucas, Carol e Marina). Sugestão à Comissão Eleitoral de prorrogação do prazo: APROVADA POR CONTRASTE
Semana de recepção de Calouros 2018: Foram levantados novos pontos em análise das atividades do CAPB da semana de recepção 2017. Caso clínico teve defesa para ser mantido, com alterações em formato (dinamicidade), abordagem (solução apresentada, enfoque clínico), linguagem (acessível), horário (manhã). Foi sugerido enfoque em atendimento de populações vulneráveis. Em relação à peça, foram levantados diversos problemas, mas ressaltada a importância do processo de construção dessa atividade. Houve sugestão de manutenção de atividade teatral, mudando a peça a ser apresentada. Em referência à festa, foi ressaltada a importância da confraternização e sugerida a realização em dois dias, uma no DCE visando integração entre os cursos, e outra aproximando os calouros aos membros no espaço do CAPB. Outras sugestões: atividade em formato de oficinas e financiamento de coffee.
Comments