REUNIÃO ORDINÁRIA 02/02
Participantes: João Vitor Chau, Larissa Parra, Mariana Prete, Geisiane, Laura Ferla, Rafael Prado.
Pauta: vacinação dos estudantes de medicina.
Chau: Prof Aluísio respondeu com a mensagem encaminhada no CAPBs. A pauta foi trazida para que a questão seja rediscutida e que possam ser revistos os encaminhamentos. A ideia inicial era consultar a DENEM, os outros cursos da área da saúde e encaminhar um ofício para a Secretaria Municipal de Saúde de SP.
A nova informação é que chegaram vacinas no HSP e que os profissionais seriam vacinados seguindo uma ordem de prioridade, e que havia intenção de vacinar todos os estudantes, dependendo da quantidade de vacinas que chegarem.
Rafa: Entende que não existe uma definição em relação a quantas vacinas serão recebidas pelo HSP, e que não vê uma forma concreta de continuar com os encaminhamentos na questão, uma vez que mesmo o próprio institucional ainda não tem muitas informações. Acredita que seria interessante fazermos um acompanhamento para atualizar semanalmente em que pé anda a vacinação no HSP.
Chau: A preocupação é com a informalidade do fluxo de informações, dado que o HSP tem um canal oficial de comunicação. Ressalta o exemplo de que a Unesp já vacinou todo o bloco do internato. Indica que o ofício para a secretaria municipal de saúde é uma maneira de estabelecer um canal oficial para este assunto. Ressalta o aspecto assistencialista quando há docentes no meio. Sente que o envio do ofício para a secretaria municipal de saúde pode causar incômodo por “atropelar” a instituição.
Rafa: Aponta que acha que os professores que têm entrado em contato com o CA sobre essa questão devem se sentir “atropelados” caso resolvamos enviar o ofício. Acredita que pode ser interessante apontar essa necessidade de informações mais oficiais, apontando o exemplo da UNESP. Adiciona, ainda, que, caso seja decidido mandar o ofício, que a instituição seja informada.
Lale: Questiona se o ofício é para obtenção de informações.
Chau: Explica que o ofício, na verdade, é uma solicitação para incluir os acadêmicos de saúde na fase prioritária de vacinação, conforme dita o PNI. O ofício serve para ressaltar que os acadêmicos em geral devem ser incluídos neste primeiro momento, via SUS.
Lale: Acredita que não teria problema em enviar o ofício sem avisar a UNIFESP, uma vez que não seria só o CAPB como remetente, mas sim diversas entidades e estudantes em geral.
Chau: Concorda que o ofício é para ressaltar algo que já deveria estar sendo seguido. Pontua o fato do HSP não ter sido colocado como hospital de referência. Indica que os acadêmicos de saúde poderiam ser vacinados em UBS. Acredita que podemos avisar a instituição com destaque para o avanço da vacinação na UNESP. É favorável ao ofício, mas ressalta o cuidado que temos de ter com a instituição ao avisá-la sobre o envio.
Mari: Indica que a instituição vai vacinar todos os estudantes, mas que a questão é aguardar. Pontua que nem todos os profissionais da linha de frente foram vacinados. Acredita que poderíamos avisar a instituição para que não se sintam atropelados, uma questão de bom tom.
Rafa: Concorda com a ideia de avisá-los para manter uma boa relação. Retorna à questão das informações oficiais da UNIFESP, uma vez que seria interessante ter canais oficiais para evitar que seja necessário “incomodar” os professores com emails sempre que temos perguntas/solicitações. Aponta que é muito importante sistematizar essas informações para que todos os alunos possam ter acesso de forma mais prática.
Lale: Indica que as informações da instituição são insuficientes. Dá exemplos da mensagem que indicam a insuficiência de dados para os estudantes. Acredita que é muito confuso a forma como enviam as mensagens, não é possível entender, por exemplo, a diferença dos grupos entre 1ª e 2ª fases do programa de vacinação. Aparentemente estão apenas repassando e-mails que receberam. Está em dúvida entre o enviar o ofício e o receio de atropelar a instituição, e sente uma falta de sentido no fluxo das informações.
Chau:Coloca que um dos canais oficiais de comunicação é o email da unifesp. Recebemos um email, ontem, que também foi divulgado no site, que receberam por volta de 4000 vacinas, e que a vacinação se iniciou no dia 21/01. A reitoria solicitou à superintendência do HSP/HU uma lista dos profissionais que seriam priorizados nessa primeira leva de vacinas recebidas. Comenta que eles têm essas informações mais sistematizadas do que estão passando para o CA, e que tem medo de que o plano de vacinação, que está sendo feito de forma autônoma pelo HSP, não siga o PNI. Faz a proposta de chamar os representantes de turma do ciclo clínico para conversar e entender se eles estão se sentindo vulneráveis nos cenários em que estão passando, se já foram vacinados etc. Coloca-se à disposição para enviar mensagens para a DENEM e para os outros CAs
Rafa: Compartilha do sentimento de frustração da Lale e do Chau, em relação a todo o fluxo de informações confuso dentro da UNIFESP. Em relação à vacinação dos alunos poder ser feita na UBS, coloca que se recebermos a vacina no HSP seríamos vacinados
Comenta que, como o diretor da EPM tem um cargo no HSP dentro do comitê estratégico da vacinação, ele deve ter noção mais detalhada da situação concreta, e que poderia fornecer informações mais oficiais. Pergunta se não será possível enviar uma mensagem para profs. Aluísio e Samira, comentando que sabemos da participação do Prof. Girão no comitê, e perguntando se não seria possível uma comunicação mais próxima dos estudantes com ele.
Chau: Indica que se deve seguir com as propostas de encaminhamento da semana passada e destaca os novos encaminhamentos.
Lale: Pergunta se não poderíamos mandar a mensagem pedindo informações diretamente ao prof. Girão
Chau: Não tinha pensado nessa possibilidade, porque não temos o contato dele, e coloca que na verdade o contato deveria ser com o Comitê estratégico do HSP. Além disso, o Conselho de Campus sempre tem repasses sobre informações desse tipo.
Encaminhamento: envio de mensagem à coordenação do Curso Médico avisando sobre o envio do ofício à secretaria municipal de saúde; enviar email para o Prof. Girão pedindo para que seja estabelecido esse canal de comunicação com os alunos.
Pauta: Congresso Acadêmico da FMUSP
Chau: Conta que recebeu uma mensagem de um estudante da USP perguntando sobre uma possível parceria de divulgação do Congresso. Entendeu que, talvez, ele estivesse interessado em fechar a parceria com o BRAINCOMS diretamente. Perguntou sobre isso, mas não teve resposta. Portanto, não há mais o que discutir na pauta por enquanto.
Comments