ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 05/03/13
Pautas: Informes e Repasses (-); Semana de Recepção e Dinâmica do CAPB; Nota de pesar JP/Simesp; Barrettinho; 80 anos EPM; Eleições campus São Paulo; Cortinas CAPB; Diadema
*Informes e Repasses:
-ROEx (Reunião de Órgãos Executivos) DENEM (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina): foi em Belo Horizonte, esse final de semana, com cerca de 30 Centros Acadêmicos, para decidirem, entre outras coisas, o ECEM, foram definidas as inscrições e programação. Foram passados mais detalhes sobre o ECEV (Encontro de Capacitação em Estágios e Vivências) na UERJ, a respeito de intercâmbios. Na ROEx surgiram indicativos dos próximos encontros, o seminário do CENEPES foi sugerido na UFSC. A próxima ROEx será dias 17, 18 e 19 de maio, em Brasília. O CAPB precisa aprovar que o FEV (Fórum de Estágios e Vivências) seja aqui em setembro, um encontro com cerca de 100 a 120 pessoas. —-ECEM (Encontro Científico dos Estudantes de Medicina): 21 a 28 de julho, em Belém do Pará.
-Reunião com CA´s: poucas pessoas, falamos mais a respeito da vinhada, conversamos a respeito que a melhor data seria na semana depois da recepção dos calouros, na sexta-feira dia 22/03/13. Será Open de vinho e as outras bebidas serão baratas. Queremos cobrar entrada simbólica apenas para controle de quantidade de pessoas. Com relação aos Conselhos Centrais, precisamos de um levantamento dos cargos e dos papéis, além das pessoas que gostariam de participarem.
-Reunião com CAOC: esta quinta-feira, 07/03/13 provavelmente às 19 ou 20h, aqui no CAPB. Preparar bebidas e receber as pessoas do CAOC muito bem, como fomos recebidos lá, na vez anterior. Faremos uma vaquinha para comprarmos as bebidas.
-Sugestões acadêmicas: com a nova reitoria, alguns alunos empolgados procuraram pessoas do CA com a idéia de mudanças e sugeriram dois pontos muito práticos, a ausência de uma carteirinha estudantil (CAE ou parceria com os outros CA´s) e a ausência de um sistema de divulgação de notas e faltas (PROGRAD).
*Semana de Recepção e Dinâmica do CAPB: dia 15/03/13, sexta-feira, a AMEPM quer um espaço para apresentar a associação e o projeto de tutoria do Prof. Medina. Não compete ao CAPB fazer o horário da semana de recepção (e sim à PRAE), mas o CAPB entende que o horário está livre e pode ser usado. Na quarta-feira, dia 13/03/13, após a dinâmica do CAPB, fazer um happy hour no prédio do DCE.
*Nota de pesar JP/Simesp: era um médico residente, 33 anos, nosso maior contato da DENEM com o Sindicato dos Médicos, faleceu ontem. Faremos uma nota de pesar a respeito do acontecimento, ressaltando a atividade política dele.
*Barrettinho: começando a edição do Barrettinho para entregarmos na semana dos calouros, mandamos o pedido de orçamento em papel jornal, que ficaria muito caro pela tiragem que fizemos, na empresa que o CAOC já imprimia. Podemos pedir para a Diretoria da Escola, com o professor Antônio Carlos. Texto de 80 anos do CAPB com Gisele 76 para sexta-feira.
*80 anos EPM: Wumathylla, Yago e Amarílis foram à reunião, a Atlética, as secretárias do prof. Antonio Carlos, ex-alunos já formados estavam presente. Nessa reunião, a idéia é fazer algo em julho ou agosto. O evento científico ficou por conta do CAPB ou o DCC, entrevistas com pessoas velhas já formadas. Podemos apresentar sobre a vida política da universidade.
*Eleições campus São Paulo: como tudo foi acertado dia 5 de fevereiro, calouros e R1´s de residência não poderão votar. Conversa com cada chapa na quarta e quinta-feira, no horário de almoço.
*Cortinas CAPB: precisamos olhar as opções e pedir o dinheiro para os professores.
*Diadema: estágio do quinto ano na Atenção Básica de Diadema. A EPM passa muito pouco tempo com estágio em atenção geral à saúde. Íamos para Diadema por uma questão política, as Unidades Básicas de Saúde da região da EPM são privatizadas pela SPDM e os professores de Saúde Coletiva resolveram levar esse estágio para Diadema, onde o sistema de saúde pública é muito bem organizado. A prefeitura de Diadema mudou e conseguiu em 2 meses acabar com um sistema de saúde de 20 anos de história. Uma das unidades que passávamos, que continha médicas concursadas e que fizeram parte do movimento estudantil de medicina, da DENEM. A nova prefeitura pediu para que as médicas fossem transferidas, mas o movimento social do bairro promoveu um ato, que sofreram repressão e está havendo uma perseguição política muito grande na cidade. O nosso estágio está em jogo e talvez iremos passar em São Bernardo agora. Seria interessante uma moção do CAPB com relação a isso.
Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.
Comments