ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 10/06/13
Pautas: Informes e Repasses; Reuniões de Acumulo; Alojamento CAPB no FDS; Apoio ao Catraca Livre; Planejamento Campus SP; Assembleia Geral; Audiência Pública Campus SP; Picnic CAPB; 80 Anos CAPB; Comissão da Verdade da Unifesp
*Informes e Repasses:
-Anglo: sábado ocorreu a Jornada de Informação Profissional no Anglo Osasco, nós do CAPB estivemos presente (Matheus, Guilherme, Marco Aurelio, Thilie e Wumathylla). Conversamos com os estudantes do ensino médio, segundo e terceiro ano na maioria, que faziam perguntas diversas a respeito da medicina. Isso faz parte da parceria que estabelecemos com o Anglo, que tem patrocinado o nosso Workshop.
-CR-DCE: acontecerá este sábado, às 15h, sobre o Primeiro Congresso dos Estudantes da Unifesp.
-Bíceps: os textos estão prontos, exceto o sobre o PROVAB. Os textos estão grandes, estamos avaliando se faremos um ou dois bíceps para cada folha sulfite. Temos de tomar cuidado com o propósito do bíceps. Os textos podem ser resumidos. Os bíceps serão impressos quarta-feira à tarde.
-Reforma Curricular: as discussões não param, os professores não aceitam o que os estudantes colocam, estamos chegando no terceiro ano (a reforma foi feita do sexto ano para os inferiores). Mas continuamos seguindo firme.
-CLEV: teve reunião da comissão de mobilidade acadêmica na quinta-feira, levamos a pauta de receber os intercambistas e passou na CCM que eles nos apoiam. Podemos usar a estrutura do atual convênio de estágio com a Universidade do Porto. Ainda temos que ver a possibilidade de recebermos intercambistas que falam inglês (até então recebíamos estudantes apenas de Portugal).
-Greve Ufscar: terminou a greve dos estudantes de medicina da Ufscar após 80 dias, o máximo que conseguiram foi sessões de conversa com a prefeitura de São Carlos. O curso de medicina da Ufscar é muito dependente da relação coma prefeitura da cidade, através de contratos muito rápidos para o uso dos espaços para a graduação. O reitor da Ufscar disse que em relação ao Hospital Universitário, ficará tudo “bem” com relação a EBSERH. Apesar das críticas a essa empresa, para a Ufscar seria melhor que nada (a situação de agora). O atual presidente da EBSERH foi reitor da Ufscar, então é muito difícil promover algum debate por lá. O déficit de preceptores ainda continua complicado. As mobilizações continuam, tiraram uma carta de saída da greve com a possibilidade de fechar o curso de Medicina da Ufscar. O curso se encontra em precarização grande e as conquistas foram poucas.
-Greve Unesp: os estudantes de medicina da Unesp entraram em greve logo após o EREM. Ocorreu uma assembleia vitoriosa a respeito do posicionamento dos estudantes de medicina sobre a greve. Em seguida ocorreu uma assembleia geral do campus Botucatu e votaram pela adesão da greve mesmo. Vários outros campi da Unesp estão em greve também. Foram elencados alguns motivos: isonomia salarial entre os funcionários das 3 universidades estaduais, a questão do PIMESP e das cotas das universidades estaduais, paridade entre as categorias nas instâncias universitárias, assistência estudantil em geral (Restaurante Universitário não há). A greve está bem forte na Unesp, em um momento histórico dessa universidade, com perspectivas boas de conquistas.
-CineCurtaCAPB: quinta-feira, 12h30, aqui no CAPB. Será exibido um episódio de Family Guy. Precisamos avisar nas salas de aula do primeiro e segundo ano.
-Reunião com Iochida: amanhã, 13h no CAPB com a professora Lucia Iochida, a respeito de uma preparação para o congresso da ABEM, aqui na EPM-Unifesp neste sábado sobre o PROVAB.
-Diga Não ao PROVAB: ocorrerá dia 14 de junho, das 8h às 12h, no CAOC da FMUSP.
-Ato Aumento Passagens: quinta-passada houve o segundo ato contra o aumento da passagem do transporte público. Os atos estão sendo puxados pelo Movimento Passe Livre. Ocorreu um murmúrio a respeito das manifestações porque os estudantes fecharam a rua inteira. Fica o convite para amanhã, o terceiro grande ato, às 17h na Av. Paulista. Concentração no CAPB às 16h45.
*Apoio ao Movimento Passe Livre: com a manifestação, a mídia coloca que as pessoas estão interferindo o direito de ir e vir, mas quando se coloca uma passagem a 3 reais e vinte centavos, estão restringindo o direito de trabalhadores e pessoas mais pobres a ir e vir utilizando o transporte público barato e de qualidade. Propomos escrever uma nota de apoio ao ato.
*Alojamento no CAPB para o Final de Semana: disponibilizaremos para os que gostariam de participar das discussões sobre o PROVAB que vão ocorrer na FMUSP e aqui na EPM-Unifesp.
*Reuniões de Acúmulo: propor essa reunião voltada para discutir mais profundamente os assuntos e as pautas discutidas. Junto com happy hour, comidas e bebidas. As pessoas trazem as demandas e os posicionamentos. Propor que já ocorra uma esta sexta-feira, às 18h, sobre PROVAB e Revalidação.
*Planejamento do Campus SP: Yago como membro do conselho de planejamento marcou uma conversa a diretora Rosana Puccini para perguntar a respeito do planejamento do campus. Ela disse que foi eleita no último conselho de campus uma Comissão de Planejamento do Campus, que age em 3 eixos principais: edifícios de pesquisa e laboratórios; imóveis assistenciais; edifícios acadêmicos. A comissão não é muito grande, mas contam com pessoal da infraestrutura. Ainda, a comissão realizará fóruns de apresentação e discussão de seus projetos. O principal ponto de ação é no bairro universitário. Com relação aos prédios, o edifício da “oftalmo”, que está sendo chamado de Hospital São Paulo II, precisa de um remanejamento de entradas (diferente para alunos e pacientes), foi aprovado no conselho de campus uma consultoria sobre as casinhas a serem remanejadas e o prédio tem prazo de dois anos para ser finalizado. Existe um projeto da subprefeitura da Vila Mariana de construção de uma UPA, administrada pela Unifesp no bairro, que servirá para desafogar o PS do HSP, com uso didático e acadêmico, localizado ao lado do prédio da “oftalmo”. Haverá a construção de um centro especializado de reabilitação, cuja área se encontra fragmentada. Existe um projeto de construção do prédio de pesquisa III, no cruzamento da Napoleão com a Pedro, onde se situa a Adunifesp, parte do projeto de verticalização. Em frente à Atletica/DCE, está planejado o instituto de criança e adolescente. Na rua Diogo de Faria, na antiga sede do CAPB, existirá um espaço de convivência, um centro de convenções para alunos, técnicos e professores, com uma possível entrada/saída na rua Borges Lagoa (próximo ao Pátio da Tribo). No cruzamento da rua Botucatu com Diogo de Faria, está planejado um edifício acadêmico, com salas de aulas e anfiteatros, para a substituição definitiva do EAD. Os representantes discentes do COPLAN do Campus SP se comprometem a pautar na próxima reunião do conselho a inserção discente na comissão do Bairro Universitário. Ademais, está sendo feito um levantamento de anfiteatro das disciplinas, que eram usados para fins exclusivos dela, agora para serem disponibilizados ao uso da Unifesp.
*Assembleia sobre Revalidação: a Erika, coordenadora de politica do CAPB, disse que acha melhor fazermos um debate/conversa antes da Assembleia Geral. Assim que todos os convidados confirmarem, podemos marcar o evento para quinta-feira à noite da próxima semana, às 18h30.
*Audiência Pública Campus SP: ocorrerá dia 02/07, às 12h. Vem sendo construída desde o Conselho de Entidades, que nos pediram para levantar as pautas de reivindicações estudantis. Marcamos uma reunião com todos os CA’s do Campus e organizamos nossas pautas e em seguida levamos ao Conselho de Entidades, que as ouviu e discutiu. Quanto à audiência do HSP, a própria reitora disse que irá organizar com o objetivo de apresentar o HSP para a comunidade Unifesp.
*PICNIC CAPB: queremos marcar um picnic no Ibirapuera. A marcar data.
*80 anos CAPB: temos que ver o que é viável para o CAPB. Festa (e discutir modelos de festas), série de eventos, conversa com velhos CAPBISTAS, apresentação histórica do CAPB. Marcar reunião extraordinária do CAPB com urgência, terça-feira à noite da próxima semana, dia 18. Fazer um CineCAPB dos 80 anos a respeito da história do CAPB na Ditadura para agregarmos o assunto da Comissão da Verdade.
*Comissão da Verdade da Unifesp: seguindo a linha federal, estadual e municipal, as instituições estão criando as suas comissões da verdade. A da Unifesp será aprovada no próximo CONSU. A Comissão será independente da gestão da reitoria. A ideia da comissão é pesquisar os arquivos, pegar depoimentos da comunidade, realizar um resgate histórico e um levantamento da época da ditadura na EPM. Serão criados Grupos de Trabalho a respeito do assunto. Foi pedido ao DCE representantes de alunos, inclusive do CAPB pois naquela época éramos o único Centro Acadêmico. Propomos a indicação do Lucas Carlini (linguini) como representante do CAPB para a Comissão.
Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.
Comments