ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 16/09/2013
Pautas: Informes e Repasses; Pontualidade dos Professores; Código de Conduta Estudantil; Representante para Comissão de Moradia Estudantil; CENEPES; Como Funciona a Sociedade I; Reunião de Discussão; Legalização do CAPB; Bíceps; 80 anos CAPB.
*Informes e Repasses -Congregação EPM: ocorreu dia 10/09/2013, às 8h30. De informes, a congregação decidiu não optar pelo bônus do PROVAB, mas a Advocacia Geral da União disse que teríamos de aceitar. Existe a chance de sermos descredenciados da Comissão Nacional de Residência Médica se não aceitarmos, porém a congregação decidiu manter nosso posicionamento contrário ao bônus e comprar uma briga política ao lado da USP e da Unicamp que também rejeitaram o bônus. Quanto ao Regimento de Títulos Honoríficos, ficou aprovado o modelo em que há representação discente apenas na comissão do título de Benemérito da Universidade. Quanto ao programa MD-PHD, que incentiva a formação de médicos com treinamento em pesquisa básica, foi aprovado. O aluno de medicina faria do primeiro ao quarto ano, depois ingressaria em um doutorado de 2 a 3 anos e em seguida terminaria o internato em mais 2 anos (no total de 8 a 9 anos de formação); o número de vagas é de 3% por ano do número de ingressos no curso e a admissão será por prova. Na congregação, o prof. Antônio Carlos sugeriu o nome do Thiago Coelho para formar a comissão de análise das cotas, para tentar triar as necessidades com o aumento do número de cotas, para ver os apoios que os estudantes cotistas precisam.
-Comissão do Curso Médico: fizeram um questionário da ABEM, que a Escola se sujeitou a fazer parte, com respostas comuns acordadas em consenso pelos membros da CCM. Foi discutido na CCM que, a partir de 2015, o primeiro ano vai ter eletiva na terça-feira de manhã. A partir de 2014, todos os pró-alunos serão terça-feira à tarde. O terceiro ano não terá pró-aluno, no lugar três meses de estágio optativo. Todas as disciplinas terão de ofertar eletivas e optativas, e os alunos serão obrigados a fazer aula optativa no horário de pró-aluno.
-Conselho Universitário: ocorreu dia 11/09/2013. De informes, tinham feito planos de trabalho pra conseguir orçamento para o final do ano, que deram certo (temos dinheiro para terminar o ano)! Falou-se sobre os planos de cooperação com as prefeituras, a que está mais adiantada é a de Osasco, as parcerias estão boas, exceto com Diadema. Das pautas, vão reabrir as eleições para os Conselhos Centrais que não foram preenchidas. Foram indicadas as pessoas do CONSU para Conselho Gestor do HSP, Rimarcs e Marcio Abrão. De pauta polêmica, foram os critérios para escolha do presidente do Conselho Gestor. A proposta que a reitoria trouxe foi que fosse indicação da Reitora, dentro do Conselho Gestor já formado. Ficou decidida a proposta trazida pela reitoria. Foi discutido sobre o código de conduta estudantil, que ficou para ser rediscutido no próximo CONSU. Divulgar os preâmbulos para sugestões de alteração no Código de Conduta Estudantil.
-Reunião com Diretoria Campus SP: esta sexta-feira às 13:30 no quinto andar do Octávio de Carvalho.
-Ambulatório Social: ocorreu quinta-feira à noite no CAOC. A ideia é de aproximar as discussões do “Mais Médicos” para a população. Será montado na praça da sé estandes em forma de U, voltado para a Igreja, com triagens, medidas de pressão, peso, altura. Dessa triagem, passariam para um grupo de especialistas: clinica, pediatria, geriatria e GO. Enquanto eles esperam, tem um quadrado no meio do U, cheio de bancos, para a realização da conversa. No prontuário, haveria no verso alguns textos/tópicos sobre as discussões. Foi feita uma divisão de materiais, para nós ficou: água, algodão, camisinhas, álcool. O CAPB ficou responsável por levar um serviço de saúde de DST/AIDS bem como especialidades com defasagem (Clínica e Geriatria).
-CR-DCE: vieram Albanett, Simone e Lucas Carlini. De informes da Baixada Santista, os fatos sobre o assassinato do funcionário estão sendo apurados. Em Santos tinham Centro Acadêmico unificado, que foi extinto ano passado, eles ainda não conseguiram reestruturar em CAs dos cursos separados. De Guarulhos, estão se preparando para a transferência de local, bem como foi falado sobre o caso de algumas meninas que sofreram assédio sexual. De Diadema, além das questões da estrutura, que o prefeito está querendo tomar os prédios alugados, tiveram reunião com docentes e estudantes sobre adiar o início da aula, nessa reunião foi pedido aos órgãos estudantis que averiguassem se os estudantes concordam com o adiamento, os estudantes discordam do adiamento, mas mesmo assim o início das aulas foi adiado. Foi declarado interesse da diretoria de Diadema num prédio no Ipiranga (São Paulo), mas os estudantes também são contra. Foi discutido sobre o Primeiro Congresso Estudantil da Unifesp, no regimento está para ser bianual, cada Campus poderá levar 1 delegado a cada 50 estudantes matriculados, as inscrições das teses estão marcadas para outubro. A próxima reunião do CR-DCE ficou para dia 28/09, para formar uma comissão organizadora do congresso. Precisamos fazer uma reunião com todos os CAs de SP para fazermos esse informe.
*Pontualidade dos Professores: em ginecologia, de 9 aulas, 6 não teve aula ou o professor não é pontual. Hoje o professor chegou a dizer que marcaram aula nas férias dele e que os alunos devem estudar por conta própria porque têm tablets e livros para isso. Já não é a primeira vez que o professor está de férias e marca aula. Quando não tem aula, ninguém avisa os alunos que ficam esperando 1 hora para saber que o professor não vem. O CAPB gostaria de propor aos alunos que se estipulasse um tempo (sugestão de 20 minutos) para caso o professor não chegar sem aviso prévio, for passada uma lista (em posse do representante de sala ou grupo) de assinaturas oficiais e protocolada a falta do professor na secretaria.
*Código de Conduta Estudantil: divulgar o código para perguntar se há discordâncias e pedir opiniões em grupos da EPM, CA’s do Campus e Unifesp.
*Representante para Comissão de Moradia Estudantil: o nome fica Bianca Camerini do quarto ano.
*CENEPES: o ônibus da regional está 80 reais. O CAPB irá bancar 20 passagens, com subsídio de 50 reais para passagem. As inscrições devem ser pagas para Erika e Lucas Carlini e serão feitas em bloco.
*Como Funciona a Sociedade I: está confirmado para este sábado e domingo. Realizar a divulgação e convites.
*Reunião de Discussão: ficou decidido que amanhã no almoço será discussão sobre Ambulatório Social.
*Legalização CAPB: temos que ver financeiramente se é viável. O estatuto novo está sendo feito.
*Bíceps: faltam textos do Lucas Carlini e da Giselle. Já temos o logo e a edição está sendo formada.
*80 anos CAPB: ver as discussões no grupo de Facebook!
Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.
Comments