ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 19/06/2013
Pautas: Informes e Repasses; Conversa sobre Revalidação; Moletom; Compras CAPB; 80 anos do CAPB; Lista de E-mails; Reuniões de Acúmulo; Conversa sobre Manifestações; Ato Médico.
*Informes e Repasses:
-Reunião da ABEM: durante a manhã teve discussão sobre residência médica, focou-se em como avaliar o residente, como avaliar e capacitar o preceptor, foi falado sobre a importância da residência médica para não só tocar serviço hospitalar, mas principalmente voltada ao ensino. Durante o almoço houve a reunião da regional propriamente em que fizeram um documento questionando a posição da ABEM com relação ao PROVAB, foi reiterado o posicionamento à favor da revalidação. Depois dessa reunião, continuou a discussão sobre residência médica, focando nos preceptores e propuseram a formação de um grupo de trabalho para avaliar toda a residência médica.
-DCE: não teve CR-DCE no final de semana como tinha sido marcado por falta de quórum. O próximo CR-DCE foi remarcada para este sábado às 15h.
-CONSU: na parte dos informes da reitoria houve audiência pública no campus Osasco, que foi boa, com participação de todos os segmentos e da comunidade também. Estão fazendo um acordo com a prefeitura para estabelecer o acordo com o novo terreno definitivo daquele campus. Já estão também buscando novos recursos para o orçamento da Unifesp para o segundo semestre. Sobre o Hospital São Paulo, o diretor do HSP disse que existem 17 obras em andamento, que vão sendo finalizadas pouco a pouco, 3 delas serão finalizadas até o segundo semestre. Um Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Rio de Janeiro quer descentralizar sua sede e abrir aqui em SP, a Unifesp demonstrou interesse em receber. Também foi discutida uma proposta de reformular o Conselho Gestor pois não há representantes da Diretoria da EPM na gestão. Foi aprovada resolução para a criação de um órgão para analisar as questões Ambientas e as prestações de Contas. Sobre a Comissão da Verdade da Unifesp, haveria um estudante da graduação, da pós e da residência, porém foi reclamado o baixo número de estudantes na Comissão, será lançada dia primeiro de julho no Marcos Lindenberg. Houve um pedido do Ministério da Educação sobre abrir mais 40 vagas de medicina na Unifesp, mas isso ainda vai ser discutido na Congregação da EPM, sendo que não temos a menor condição de infraestrutura para isso.
-Festa Junina da Unifesp: esta sexta terá a primeira festa junina da Unifesp. Estão todos convidados, vai ter sorteio, bingo, no Clube Adamus.
-Reunião do Workshop: amanhã às 12h30 no CAPB.
-CCM: o pessoal do sexto-ano tá tentando implementar alguns pontos que foram tiradas na Comissão da Reforma, mas teve muito impasse entre os professores. Por exemplo redirecionar mais alunos do quinto ano para emergência.
*Conversa sobre Revalidação: será remarcada porque teremos o Ato no dia, não tem gente da ABEM e o cara do Simesp teria de sair mais cedo. Saiu notícia ontem que haverá revalidação, porém diferente da prova Revalida.
*Moletom: até o presente momento temos 22 interessados no moletom e já estamos sendo cobrados para mandarmos fazê-los. Temos um novo contato (que fez o moletom da Enfermagem), mais barato e com melhor bordado que tentaremos buscar.
*Compras CAPB: Matheus fez orçamento de Projetor, Caixa de Som e Impressora. Está no Facebook esperando que as pessoas da gestão votassem, esperávamos 10 pessoas (metade mais um). O investimento total daria por volta de 2800 reais. Foram discutidos os modelos cotados em reunião. Os presentes na reunião aprovam a compra dos artigos cotados mais um microfone e um mutirão para organizarmos a salinha.
*80 Anos do CAPB: a reunião marcada não pôde ocorrer devido ao Ato do Aumento da Passagem e deverá remarcada. As pessoas já devem ir pensando nas possibilidades do que fazer por uma semana.
*Lista de E-mail: foi construída uma lista de e-mails para melhorar a comunicação do CAPB com os estudantes de medicina da Unifesp. A lista foi divulgada em cada turma para que as pessoas pudessem colocar seus e-mails e receber atualizações de eventos, reuniões, assembleias, rodas de conversas e acontecimentos.
*Reuniões de Acúmulo: primeiro devemos focar as conversas sobre os assuntos mais recorrentes do momento como o Ato Médico, Revalidação, Manifestações.
*Conversa sobre Manifestações: o evento foi criado para sexta-feira para discutirmos as questões políticas do Ato. É em comum acordo que seria bom ler o texto apresentado no grupo do CAPB e fomentarmos as discussões. O evento será divulgado nos grupos.
*Ato Médico: foi aprovado ontem no Senado o texto do Ato Médico, estava há 10 anos tramitando. A medicina era uma das últimas profissões não regulamentada e por isso não sabíamos até onde o médico poderia atuar. Na área da saúde as outras profissões já têm suas funções estabelecidas. Então o objetivo do Ato Médico é delimitar as funções do profissional médico. Os outros profissionais de saúde não defendem o Ato Médico porque ele limita algumas ações somente ao médico. Foi feita uma discussão sobre o que os presentes na reunião pensam do Ato Médico.
Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.
Comments