top of page
Foto do escritorGT - CAPB

Ata RO – 19/08

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 19/08/2013

Pautas: Informes e Repasses; Balanço Workshop; Reunião da Regional DENEM SUL-2; Roda de Conversa sobre “Mais Médicos”; Definições do Conselho de Graduação; Comissão da Verdade; Como Funciona a Sociedade I; Transporte CENEPES; Transporte FEV; Reunião da Gestão; Bíceps Agosto.

*Informes e Repasses:

-Conselho Universitário: aconteceu quarta-feira 14/08/13 das 8h às 14h30. Muito tempo gasto com informes das outras pró-reitorias. De assuntos relevantes, vai haver uma remodelação do Conselho Gestor do HSP, houve discussão, mas o assunto continuará no próximo CONSU devido à gestão do HSP pertencer à SPDM ou à UNIFESP. Também haverá mudança no estatuto da SPDM. Outro assunto, em relação às quotas, este ano serão admitidos 25%. Ocorreu uma tribuna aberta, no qual a Karin de Guarulhos falou a respeito da paridade nos Conselhos, em resposta, Nestor Schore fez críticas pesadas a respeito de que um aluno não teria a capacidade intelectual para votar quanto um professor, João Alécio fez uma fala defendendo a paridade.

-Congregação EPM: ocorreu terça-feira 13/08/13 das 8h às 12h. Havia sido encaminhada para a câmara de graduação a resposta da Congregação à respeito da expansão do número de vagas de medicina na Unifesp e a câmara deu o parecer de que realmente falta infraestrutura para que essa expansão ocorra. Quanto ao programa Mais Médicos, o prof. Antônio Carlos foi questionado e respondeu que há um problema diplomático porque os conselhos de medicina de Portugal e Espanha se demonstram insatisfeitos com as condições oferecidas nos locais distantes dos centros urbanos nos quais os médicos estrangeiros têm atuado no Brasil enquanto que quando os médicos brasileiros vão para esses países eles são recebidos com as melhores condições possíveis. Sobre o ENAD, é um sistema de avaliação obrigatório para o último ano do curso este ano na área da saúde, porém muito discutível. Por essa razão, a pró-reitora de Graduação veio fazer uma explicação do que é essa prova e disse que boicotes devem ser feito comparecendo no dia da prova, não fazendo a mesma e comunicando em ata que discorda ideologicamente da prova, o que não prejudicaria as avaliações da universidade e dos estudantes que escolherem participar. Foi aprovado um novo prédio grande para o Instituto de Cardiologia e de Neurologia, cujo terreno seria o Estacionamento C, mas por impossibilidade legal, a questão do terreno será repassada ao Conselho do Campus SP. Foi falado a respeito da reestruturação dos departamentos, com a necessidade de unir áreas relacionadas (cardiocirurgia com cardioclínica, por exemplo), para que o ensino possa se dar de forma melhor e mais integral, sem discrepâncias em assuntos semelhantes. Comentou-se a respeito da perda do Centro de Reabilitação do Largo Escola São Francisco, que era muito usado para a realização de fisioterapias pela Unifesp, nova parceria está sendo estabelecida com o campus e a prefeitura. Finalmente quanto às disciplinas localizadas no Ed. Jairo Ramos, elas serão realocadas do prédio, que se encontra com prejuízo de infraestrutura, sem haver prejuízo nas atividades desempenhadas.

-Reuniões Mobilização CAs SP: ocorreu uma reunião no CAOC, na presença da Flora (presidente CAOC), Marjorie (presidente CAMA), Yago (gestão CAPB), Gabriela e Wallyson (primeiro e quinto ano EPM). Foi discutido que os residentes da FMUSP estão seguindo o calendário de manifestações da FENAM, com paralisação marcada para amanhã, terça-feira dia 20. O CAOC sugere junto aos estudantes de Jundiaí um movimento dos CAs de medicina de SP, independente de organizações médicas (APM, entre outras) e da DENEM. A ideia é fazer um ambulatório social, com atendimentos simples e orientações gerais contra o programa “Mais Médicos”. Como sugestão de data foi tirada 24/09. Foi mostrada a cartilha com as pautas do movimento. Houve discussão a respeito do assunto, os integrantes do CAPB reconhecem que, apesar de seus problemas, a DENEM é a entidade representativa dos Estudantes de Medicina, não deve portanto ser excluída do movimento, e tentaremos promover o debate neste sentido, com pautas mais aprofundadas sobre o assunto.

*Balanço Workshop: ainda não tá feito, mas tivemos por volta de 300 pessoas comparecidas, com algumas discrepâncias nas inscrições. Tivemos uma entrada de caixa total de pouco mais de 24000 reais e gastamos por volta de 15000 para a realização. Deixar as notas fiscais aqui no CAPB para contabilizar os gastos. Faltam acertos com o banco quanto às pessoas que pagaram duas vezes e a devolução das pessoas que pagaram e não tiveram vagas. Quanto ao balanço da realização, fica aberta a questão: tivemos pequenos erros, mas o que planejamos deu certo, falta fazer o formulário do feedback da realização. Sugestões são sempre bem-vindas. A divulgação para o próximo ano será facilitada com tudo o que já fizemos este ano. O próximo passo é usar o material que a gente tem de fotos para reforçarmos o Workshop, o que nos ajuda a corrermos atrás de novas parcerias. Terça, dia 20/08, à noite fica marcada a reunião para fechamento do Workshop.

*Reunião da Regional DENEM Sul-2: será neste final de semana para decidir programação do FOREMP e a candidatura da UFPR do EREM. Podemos ver se alguém do CAPB irá nesta reunião. O avião está 688 reais mais barato, ida e volta. O ônibus está 180 reais ida e volta, com 7 horas e meia de viagem. Lucas Carlini tentará se programar e veremos o financiamento.

*Roda de Conversa “Mais Médicos”: acontecerá quinta-feira 29 de agosto, quinta-feira à noite.

*Definições do Conselho de Graduação: existem professores que veem como ruim o currículo sujo, que mostra os exames e repetências. Foi sugerido que o currículo dos estudantes fosse mostrado de forma “limpa” a partir da conclusão do curso, o que é uma medida criticável e higienista. Quanto à média 6, ela será implementada a partir de 2014, tanto no decorrer normal quanto no exame da disciplina. Outras reformas curriculares devem ocorrer a partir do ano que vem, como quebra de alguns módulos e reestruturação das áreas básicas. Realizar uma apresentação das reformas curriculares para os estudantes de medicina assim que estiverem mais definitivas.

*Comissão da Verdade: a comissão que apurará os crimes cometidos durante a ditadura nas universidades está oficializada a Comissão da Verdade (com divergências resolvidas). A primeira atividade da comissão aberta ao público ocorrerá dia 29 de agosto, quinta-feira 10h no anf. Leitão da Cunha, será uma entrevista com a neta do prof. Marcos Lindenberg (prof. Deposto durante a época da ditadura militar), na presença do prof. Carlini e prof. Durval. O CAPB pode divulgar a agenda e fazer publicações informativas.

*Como Funciona a Sociedade I: será adiado para 14 e 15 de setembro.

*Transporte CENEPES: tentaremos fazer o pedido do ônibus pelo Edital da Unifesp, com 22 pessoas de mínimo. Uma pessoa deve ficar para montar uma lista de interessados e se tiver mais de 22 pediremos o ônibus. Prazo para o edital do ônibus, 8 de setembro. Existe a possibilidade de fechar carona com os ônibus da Unicamp e da USP.

*Transporte FEV: precisamos definir o orçamento para o financiamento e quais pessoas vão, só temos de interessados até agora Amarilis e Ana Paula, fixamos o orçamento em 1000 reais.

*Reunião da Gestão: falar individualmente com cada pessoa.

*Bíceps Agosto: textos (Comissão da Verdade -> Lucas Carlini; Comparação 60 e 80 anos EPM -> Giselle; Texto do DCC -> Gestão Nova, Gabriela; Texto dos 80 anos EPM -> Yago).

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ATA RO - 16/03

Ata Reunião Ordinária CAPB - 16/03/2021 Google Meet Presentes: João Vitor Chau Bernardino, Geisiane Sousa, Larissa Parra, Mariana Prete,...

Reunião Extraordinária 22/02

Pauta única: Alterações na portaria das ADEs Chau : a Comissão de Acompanhamento das ADEs, que possui representantes discentes do CG e do...

Comments


bottom of page