ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 23/09/2013
Pautas: Informes e Repasses, Comissão Eleitoral CAPB, Nota do CAPB sobre “Mais Médicos”, Roda de Conversa, Bíceps, CineCAPB, 80 anos CAPB.
*Informes e Repasses:
-Fórum de Estágios e Vivências [FEV-DENEM]: primeiro dia ocorreu discussão dos editais dos anos anteriores, foram levantadas algumas questões e surgiu o tema da importância que a DENEM dá para intercâmbio. A DENEM recebia financiamento de algumas entidades, mas como ela toma posições contrárias de algumas entidades, o financiamento deixou de ocorrer. Os intercâmbios funcionam como financiamento tanto para a DENEM como para os CAs. Houve questionamentos de algumas pessoas e a situação está tensa porque se uma universidade decidir sair do intercâmbio da DENEM, o programa é suspenso. A Unirio estava pensando em parar de receber, bem com Jundiaí. Depois do ECEM Belém, a DENEM passa por sérios problemas financeiros e o clima do evento ficou pesado. O problema ainda permeia o baixo financiamento das bases, os CAs. Teve apresentação da chapa para a CEV: Camila (Ufma), uma pessoa da ufsc, outra da ufes, o Matheus do CAPB e uma pessoa do centro oeste. Amarilis gostaria de colocar uma questão juntamente com Matheus, sobre sediar o FEV ou ECEV no próximo ano.
-Como Funciona a Sociedade I: no primeiro dia conseguimos realizar o evento com cerca de 10 pessoas. Porém o segundo dia não ocorreu porque acabou não acontecendo. Com o que foi feito no primeiro dia, o Como Funciona a Sociedade II poderá ser feito. A Erika sugere para marcarmos o CFS II (9 e 10 de novembro) e o curso Comunicação e Expressão (19 e 20 de outubro).
-Conselho de Planejamento: ocorreu na última terça-feira, às 8h30. Os Editais dos Planos Diretores estão abertos para os campi Diadema e Baixada Santista e correspondem às empresas de planejamento, que tratarão de questões universitárias, urbanísticas, de mobilidade, paisagística, regularização e modernização. Para o Campus São Paulo, a ideia é fragmentar em 3 eixos (e 3 empresas): regularização, loteamento e urbanístico. Quanto às Moradias Estudantis, a PROPLAN tem trabalhado em conjunto com a PRAE a respeito da quantificação e qualificação das demandas e necessidades. A comissão de moradia estudantil está formada (precisa de representantes discentes) e está retomando os trabalhos da gestão passada. Cabe à PROPLAN elaborar os concursos e verificar o potencial urbanístico dos terrenos. Quanto aos concursos, serão 8 concursos diferentes (6 campi + Zona Leste + Embu) porque cada campus tem um perfil de moradia diferente (geográfica e urbanisticamente). Os Campi com estágio mais adiantados são SP, OSA e SJC. A BS tem a particularidade de terrenos pequenos, o que pode pensar em moradias verticais. GUA e DIA ainda dependem de desapropriações. Quanto à suplementação dos orçamentos para 2013, foram liberados os recursos para os planos de trabalho, que serão repassados após a avaliação das demandas de infraestrutura. Foram liberados 20 milhões do MEC, 15 milhões de bancadas políticas e 10 milhões de superávit. Em decorrência da forma como é feito o financiamento das universidades federais, desrespeitando a autonomia de gestão das mesmas, foi criado um grupo de trabalho, estudo e ações sobre autonomia e políticas universitárias em busca de suscitar mobilizações em prol das universidades públicas tendo em vista o sucateamento provocado pelo modelo vigente.
-Conselho de Graduação: foi aberto o edital para candidatura de 3 vagas de graduação para este conselho. Foi falado a respeito da função do COGRAD, que é o órgão máximo da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), atua em todas as questões acadêmicas da Unifesp.
-Reunião com Diretoria Campus SP: ocorreu na sexta-feira no horário de almoço. Sobre as generalidades, foi falado sobre a Biblioteca que o pessoal está sendo aumentado e o projeto de extensão do horário está em andamento. Quanto à Paltex era para ter sido iniciado, porém o contrato está vencido e precisa de regularização. Já existe pessoa para trabalhar e o espaço tem sido avaliado. A comissão da biblioteca tem avaliado as questões para a grande reforma da biblioteca. O xérox da biblioteca tem sido revisto, pois o contrato tinha um valor muito alto, o processo será demorado. Quanto à compra de livros novos, foram comprados vários livros, porém eles têm dificuldade em captar das disciplinas as necessidades. Sobre o Bandejão, a próxima reunião está marcada para analisar o sistema de catracas no bandejão. Há dificuldade para arrumar pessoa para fiscal do contrato. A análise da viga está sendo feita, assim que sair o resultado a outra parte vai ser reformada e reaberta. A Unifesp não está pagando as refeições para pessoas que não são da comunidade universitária. A questão dos crachás não depende do Campus, mas sim da Universidade e a máquina está quebrada. A lanchonete da cantina da morfologia não pagou aluguel. Quanto ao projeto do Bairro Universitário, está travado. O edifício Jairo Ramos (o prédio do PS) vai ser inteiramente desocupado para inteiramente ser transformado em PS. O HSP II está sendo fechado, vai ter ambulatório, consultório, salas de cirurgia e vai realojar várias casinhas do bairro. O entremeio dessas reformas está meio caótico. O HSP II é um prédio e terreno público que será administrado pela SPDM e o Conselho Gestor, a equipe será mista entre Unifesp e SPDM. Quanto à segurança dos espaços, na biblioteca uma chave pode abrir mais de um único armário e por isso houve um roubo. Isso não será resolvido tão rápido por falta de dinheiro. Na discussão da matrícula dos calouros, pedimos informação pro pessoal da Atlética, cujas maiores justificativas foram espaço e tradição. A Rosana Puccini estava alheia à discussão, porém para ela não tem problema voltar a ser na atlética (e na época em que ela foi diretora do curso médico era boa a matrícula da atlética). Vamos trazer a discussão da matrícula com NAE, CAs e Atlética.
-Reunião da Comissão de Moradia Estudantil: ninguém foi.
-Comissão de Reforma Curricular: Bioquímica será separada da UC de Biofísica/Fisiologia. Biomol e Bioquímica serão colocadas no primeiro semestre do primeiro ano. Microbio/Parasito/Imuno/Farmaco serão colocadas no final do segundo ano e no terceiro ano. História de Medicina e Bioética serão unidas. A proposta é que se faça uma Assembleia sobre as Reformas Curricular.
-Ambulatório Social: na reunião de sexta-feira ocorreu uma revisão das pautas. Propusemos as nossas pautas, porém a questão das OSS não foi abordada. O CAPB fará um panfleto sobre privatizações. Foi feita durante a reunião do CAPB uma apresentação de capacitação. Pessoas do CAPB que irão: Marco Aurélio, Amarilis, Wumathylla, Bianca, Yago, Lucas Carlini, Gabriela, Thiago. Temos que olhar pelos esfigmos do CAPB.
-Reunião CA’s Campus SP: hoje à noite aqui no CAPB às 18h com outros CAs. Marcar nova reunião com CAs para quinta-feira meio dia.
-Reunião com AAAPB: reunião quarta-feira no almoço da próxima semana, com presença dos outros CAs.
*Comissão Eleitoral CAPB: pessoas que não forem participar da próxima gestão, começar a pensar nisso.
*Nota do CAPB sobre “Mais Médicos”: foi postada no grupo do CAPB, qualquer sugestão de alteração, postar até a noite e a nota será publicada.
*Roda de Conversa: na próxima semana traremos para terça-feira. Como tema “Violência nas Universidades”.
*Bíceps: textos estão prontos. A versão impressa sairá na próxima semana.
*CineCAPB: como sugestão da Erika, o filme “Cortina de Fumaça”. Esperar a próxima semana para nos programarmos com relação à data.
*80 Anos CAPB: Klaus sugere para que façamos uma cerimônia com falas, seguida de um coquetel. Como data para a cerimônia dia 24/10.
Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.
Comments