ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 24/06/2013
Pautas: Informes e Repasses; Moletons; Novos Bíceps; Paralisação dos Médicos; Conversa com a TS; SAP; Reunião dos 80 anos do CAPB; Reunião com Diretoria do Campus SP; Aumento da Tarifa de Ônibus.
*Informes e Repasses:
-COPLAN: ocorreu quinta-feira da semana passada. Teve um informe sobre a apresentação do Orçamento da Unifesp, os recursos chegam de duas formas: Custeio (manutenção, pagamento de salários; está relacionado com aluno equivalente, que considera quantidade por curso, tempo do curso, se é integral) e de Investimento ou Capital (construção de novas infraestruturas). De todo o dinheiro que a Unifesp pede, o MEC repassa cerca de 30%, ou seja, nunca tem dinheiro para tudo o que precisamos. Por isso são criados Planos de Trabalho, nos quais os departamentos e os campi levantam os recursos necessários para terminar o ano e a reitora leva os pedidos até Brasília. Os pedidos geralmente são atendidos, o que demonstra uma certa desconfiança do MEC sobre a autonomia das universidades de gerirem seus orçamentos. De pautas, foi comentada a falta de engenheiros e arquitetos como funcionários da ProPlan, o que precisa ser resolvido. Também falou-se do DOD, que é documento de oficialização de demanda, um formulário que pretende facilitar os pedidos e solicitações de reformas e planejamento de infraestruturas e laboratórios de cada campus; os pedidos são feitos por chefes de departamentos, passados pelo conselho/congregação do campus e enviados para a ProPlan. Foi apresentada uma tabela do Plano de Ação de Infraestrutura 2013/2014, o qual descreve todas as obras que estão planejadas para a Unifesp. Com relação às questões estudantis do Campus SP, existem reformas na Bireme e no Bandex (porém ainda estão no estágio de pré-projeto) e a construção de Moradia Estudantil (que nem no pré-projeto se encontra). Foi pedido urgência com as questões estudantis porque sabemos que em 2015 já teremos 50% de alunos cotistas admitidos pelo vestibular e a Vila Clementino apresenta alto custo de vida. Finalmente ficou decidido que as reuniões do CoPlan acontecerão nas terceiras terças-feiras de cada mês, às 8h30.
-CR-DCE: as entidades não estão comparecendo. Teve 5 entidades (pessoas), o que não permite deliberar nada. Conversaram entre si como estão as mobilizações em cada campus. Na Baixada Santista ocorreram casos de pessoas infiltradas nas reuniões. Conversou-se também sobre o fato da baixa participação nos CR-DCEs, o próximo será sábado às 13h. Estão preocupados com o andamento para os preparativos do Congresso Estudantil da Unifesp, para conseguir apoio financeiro da PRAE, precisa ter um projeto montado.
-Ato contra a Cura Gay: será quarta-feira às 17h na praça do Ciclista.
*Moletons: temos que definir uma data para fazermos os pedidos porque as férias estão próximas. Os pedidos serão fechados até quinta-feira desta semana.
*Novos Bíceps: temos impressora nova para imprimirmos, o que facilitará o processo. Temos que escolher 3 temas, que foram sugeridos: Ato Médico, Manifestações Transporte, Biblac/Paltex. Prazo para os textos: sexta-feira desta semana.
*Paralisação dos Médicos: depois da fala da Presidente Dilma na rede nacional de televisão, quando foi reiterada a contratação de médicos estrangeiros, foi convocado um ato para o dia 03/07. O ato não foi discutido nas entidades médicas ou estudantis de medicina e nós não sabermos quem ou o que está por trás desse movimento. Surgiu uma proposta de um espaço de discussão esta sexta-feira dia 28/06 no horário de almoço sobre Revalidação e Importação de Médicos.
*Conversa com a TS: foi marcada uma reunião para conversarmos com o pessoal da Tecnologias em Saúde a respeito do que ocorreu com a porta do CAPB no sarau que ocorreu no DCE, amanhã no horário de almoço.
*SAP: ocorreu uma reunião com o pessoal da Semana de Arte Paulista, querendo um apoio do CAPB para a realização do evento. O CAPB dará um apoio moral e concordou que o apoio de pessoas seria por conta de cada um.
*Reunião dos 80 do CAPB: quinta-feira desta semana no horário de almoço.
*Reunião Diretoria do Campus SP: sexta-feira desta semana no horário de almoço. Ainda falta a confirmação da Diretoria.
*Aumento da Tarifa de Ônibus: Lucas Carlini trouxe um texto sobre a inflação que será colocado aqui no CAPB para que as pessoas leiam e se informem. Sobre a corrupção, ele propõe um espaço de discussão a respeito do assunto na quinta-feira da semana que vem no horário de almoço.
Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.
Comments