top of page
Foto do escritorGT - CAPB

Ata RO – 26/08

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 26/08/2013

Pautas: Repasses, Informes, Divulgação/Transporte CENEPES, Legalização Jurídica, 80 anos CAPB, Reunião da Gestão.

*Repasses:

-Conselho de Planejamento: ocorreu dia 20/08, com um pouco de atraso. Foi falado a respeito da Gestão de Informação da Unifesp, com uma proposta que visa centralizar as informações, indo contra o modelo atual fragmentado que cada departamento tem sua forma de informatizar. Esse novo modelo tem como pressupostos uma informação para todos e de qualidade, com baixo custo para a Unifesp, um sistema integrado e padronizado. A respeito do Informe de Orçamento, a Unifesp teve um crescimento de alunos desde 2005 em 669%, crescimento de docentes em 185%, porém decréscimo de técnicos administrativos em educação em 10% (por causa de terceirizações e extinções de cargos). Quanto Orçamento de Custeio se encontra estagnado desde 2009, com redução de 12% entre 2010 e 2013. As verbas de 2013 acabarão em setembro deste ano, a reitoria, pró-reitores e diretores de campi montaram grupos de trabalho para a verificação de demandas e realizaram viagens à Brasília para pedir mais verbas. Para 2014, 21% do valor pedido pela Unifesp foi aprovado pelo governo (em 2013 esse número era de 35%), sendo que os pedidos da Unifesp equivalem a 1/3 do valor do estádio construído para a Copa do Mundo em Brasília. A questão é que se as verbas são baseadas na quantidade de alunos, por que o número de alunos aumentou e a verba diminuiu? Isso tem sido investigado pela PROPLAN. Com relação às universidades federais, o MEC disponibiliza 1 bilhão de reais para todas as 55 IFES, sendo que a Unifesp recebe sozinha 7% desta quantia. Apesar de parecer muito, a verba que o governo disponibiliza para a educação pública superior é mínima, o que contribui para a precarização do ensino. Existe a possibilidade de emendas parlamentares para conseguir complemento de verba, via contato político com prefeituras e deputados, porém isso tem o problema de que emendas favorecem setores específicos da Unifesp, com maiores contatos. Com relação às pautas, foram aprovados dois nomes da sociedade civil para o COPLAN: prof. Aposentada da enfermagem Laís Helena e empresário Helio Mattar do Instituto Akatu.

-Congregação Extraordinária EPM: ocorreu dia 22/08, foi exposta a nova composição do Conselho Gestor do HSP, composto de 3 membros da SPDM, 2 membros do CONSU, 3 diretores da EPM/EPE/Campus SP, 2 membros congregações EPM/EPE, totalizando 10 membros. A proposta para a escolha do presidente do Conselho é que o próprio conselho forme uma lista tríplice com as pessoas do conselho, a lista deve ser aprovada pelo reitor e referendada pelo CONSU. Ficou a questão de que se o membro eleito será reposto e o Conselho passaria a ter 11 membros. Futuramente a ideia é que o HSP tivesse seu funcionamento como Campus e que a eleição do conselho fosse pela comunidade. Como indicação da Congregação EPM ficou prof. Lydia Ferreira da cirurgia plástica. Quanto aos títulos honoríficos, foi montado o estatuto que rege a concessão dos títulos de professor honoris causa, emérito e notável; servidor emérito; doutor honoris causa; benemérito da universidade. O problema é que nenhuma dessas comissões possui em sua composição representação discente. Thiago sugeriu que houvesse participação porque daria aval da avaliação do ensino que o professor presta a seus alunos. Precisamos fazer uma carta formal e detalhada a respeito da importância da participação dos alunos nas comissões de concessão dos títulos honoríficos. Foi acordado que o CAPB precisa discutir mais a questão do funcionamento do HSP, OS’s, conselho gestor.

-Reunião “Ambulatório Social”: Gabriela, Wilson e Wumathylla estavam presentes na reunião no CAOC, quinta-feira. O pessoal cobrou muito o posicionamento do CAPB a respeito do “Mais Médicos”, as discussões do dia foram profundas. Foi falado sobre a questão de como os médicos serão levados de um lugar para outro, baseado em pontos no currículo. Para discutir as estruturas dos hospitais universitários, haverá outra reunião. Novamente, foi reiterada a posição contra o PROVAB e o Mais Médicos. Na pauta 10% para saúde, eles não sabiam se colocavam a questão das OS’s. Chegou-se à discussão de o movimento estar ou não na DENEM, com a conclusão de que iriam levar para a reunião da regional para pedirem apoio da DENEM sobre a mobilização.

-Reunião da Regional Sul-2 DENEM: a pauta dos “Mais Médicos” foi discutida no domingo à tarde, quando o espaço estava esvaziado. O assunto mais discutido foi a expansão de vagas nas universidades públicas, porque quase todas as faculdades pediram aumento. A situação mais dramática é a da Unicamp, que querem abrir um novo campus com vagas de medicina bem como a expansão no curso já consolidado. As duas principais pautas foram: programação do FOREMP e a candidatura do EREM 2014 (será no DANC UFPR), a data sugerida primeiro a quatro de maio (problema de ser a data da Intercalomed), o que falaram do Corpus Christie é a questão da Copa. A questão da data ficou para a próxima reunião, o CAPB gostaria de sugerir mudança de data, e levantou a possibilidade de não ser em feriado, bem como a dificuldade de dialogar com as Atléticas. Sobre o FOREMP, Fórum Regional das Escolas Médicas Pagas (11, 12 e 13 de outubro, em Curitiba), cuja programação foi exposta na reunião da regional. A importância do FOREMP é fortalecer o elo das escolas pagas da DENEM e essas faculdades. Ocorreu discussão sobre a AEMED (Associação dos Estudantes de Medicina), com opiniões já formadas e presidência já composta, sem representatividade e que surge como oposição à DENEM. O que a entidade da regional poderia fazer em relação a isso, a proposta mais aceita foi que levássemos para os Centros Acadêmicos a discussão sobre o assunto. Ficou encaminhado que o DANC mostrou uma experiência deles “Raio X da Medicina”, assembleias em cada turma da faculdade, para ver o que está ruim em cada turma da faculdade, uma vez por ano, onde são perguntados os problemas das turmas, para aproximar os estudantes dos Centros Acadêmicos.

-Comissão do Curso Médico: hoje ocorreu reunião da CCM, às 8h. De assuntos relevantes, foi discutido o dia unificado do pró-aluno, para terças-feiras à tarde, eles pensam em colocar as optativas para a parte da tarde e deixar o horário livre para o aluno escolher. Thiago pediu para que a CCM incentivasse mais as eletivas porque atualmente elas não estão muito bem estruturadas, o Rimarcs irá mandar uma carta para cada departamento para que cada um possua uma eletiva. Quanto aos jogos da Copa do Mundo, queremos estudar o que será feito durante esse evento, Thiago sugeriu que as férias de julho (mais uma semana de dezembro) fossem transferidas para a época da Copa, a ideia foi bem aceita (foi pedido para que dialogássemos com os outros estudantes). Quanto à Comissão de Avaliações, cada ano pertenceria a um departamento avaliar o quinto ano sobre a Prova de Habilidades. Este ano está responsável a prof. Sue, ela sugeriu que a prova fosse feita no final do terceiro ano (porém este ano ainda não vai valer). Para uma organização de um evento desse porte, precisa de uma Comissão permanente sobre avaliações sobre disciplinas, professores, infraestrutura, métodos de avaliação. A ideia é que haja no corpo desta comissão, profissionais de Pedagogia.

-CAPB: Thiago queria fazer uma proposta para que fosse discutido outro dia para reuniões de discussão, sobre assuntos desde o espaço do DCE, assuntos universitários, assuntos da DENEM. Como sugestão, abriremos uma enquete no grupo do Facebook para verificarmos os horários que mais pessoas podem.

*Informes:

-Roda de Conversa “Mais Médicos”: ocorrerá quinta-feira, às 18h30, aqui no DCE. Lucas Carlini tem preparado bastante texto para discussão. O projeto de Lei foi colocado no evento para que as pessoas lessem. Na hora podemos ler os principais artigos e discutir juntos. Reforçar a divulgação.

-Reunião fechamento Workshop: sexta-feira, às 10h da manhã na casa do Marco Aurélio.

*Divulgação/Transporte CENEPES: na reunião da Regional foi dito que da cidade de São Paulo sairá um ônibus, cujas vagas estão garantidas para nós num preço barato. Pediremos para que o ônibus saia quinta-feira à noite. As inscrições serão feitas individualmente, com divulgação boca-a-boca.

*Legalização Jurídica: Matheus se compromete a escrever um novo estatuto, marcar data para assembleia, divulgar e criar o processo eleitoral para a refundação do CAPB, assim conseguiremos nossa legalização jurídica e abriremos uma conta no nome do CAPB. Já temos ata de fundação e posse, o registro em cartório deve ser feito por um advogado, perguntaremos ao Denis do Marco 76. Tudo isso será compartilhado com a gestão via Gdocs, Dropbox ou o grupo do Facebook.

*80 Anos CAPB: poderá ser discutido na reunião da gestão.

*Reunião da Gestão: marcada para terça-feira dia 10/09 pós intermed no horário de almoço.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ATA RO - 16/03

Ata Reunião Ordinária CAPB - 16/03/2021 Google Meet Presentes: João Vitor Chau Bernardino, Geisiane Sousa, Larissa Parra, Mariana Prete,...

Reunião Extraordinária 22/02

Pauta única: Alterações na portaria das ADEs Chau : a Comissão de Acompanhamento das ADEs, que possui representantes discentes do CG e do...

Comments


bottom of page