top of page
Foto do escritorGT - CAPB

Assembleia de curso - 24/11

ASSEMBLEIA DE CURSO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNIFESP

24/11/2020

18H


Presença:

Fernanda Souza Lopes de Camargo

Vinicius Moreira Reis Larissa Ribino Parra

Mariana Prete Rafael Prado Alex Fragoso

João Vitor Chau

Daniele Vieira Passos


Pauta única: Continuidade Centro Acadêmico Pereira Barretto, Grupo de Trabalho e eleições


João Chau: Abriu a pauta contextualizando a ausência de gestão no CAPB desde 2019 Falou sobre a extensão da última gestão por deliberação de assembléia ao final de 2019 com a criação de um Grupo de Trabalho (GT) que ajudasse a gestão estendida e que criasse um ambiente para eleições em maio. Com a vinda da pandemia, suspensão de aulas e fim da gestão novamente, uma assembleia de curso online foi convocada e nela foi decidida a criação de um novo Grupo de Trabalho (GT) que permanecesse até o mês de dezembro. Com a permanência da pandemia, precisamos discutir os caminhos possíveis para a entidade.


Alex: Pede maior elucidação sobre a situação do CAPB pois, como não acompanha muito de perto o CAPB, não estava entendendo muito bem a situação.


João Chau: Faz um resgate histórico semelhante ao do início e apresenta como está sendo o funcionamento do CAPB até agora. Coloca que o GT operacionalizou as atividades do CAPB ao longo do período de gestão, implementou divisão em departamentos que qualificou a atuação e agora se aproxima o final do período de vigência aprovado em assembleia de curso que ocorreu em junho.


Alex: Coloca que acha importante a existência do CA e que admira muito o que é feito pela entidade mas que não consegue entender se a presença dele é importante na assembléia.


João Chau: incentivou a participação de Alex e disse que é sim muito importante sua presença porque é um espaço aberto e que todos os estudantes podem contribuir e que apontamentos são sempre importantes por isso a presença de cada vez mais alunos enriquece muito mais o espaço. Por isso, coloca que é muito relevante que o Alex permaneça se ele puder.


Larissa: Coloca que acha muito pertinente a presença do Alex para trazer pontos diferentes dos quais as pessoas que estão no GT já costumam trazer A ideia é que mais pessoas contribuam mesmo.


João Chau: Explica que pelo estatuto a assembléia pode acontecer, porém coloca que é muito triste ter um baixo quórum.


Vinícius: Coloca que a extensão da gestão com a criação do primeiro GT e que o primeiro GT veio bem a calhar porém teve os problemas de desorganização e que se prolongaram. Com a criação do novo GT, houve uma ótima melhora na operacionalização das tarefas com a divisão em departamentos, porém, a falta de autonomia por não ser gestão fez muitas coisas serem difíceis. Coloca a proposta de uma eleição online já que não temos perspectivas de retomada na normalidade tão cedo, apesar de entender todas as problemáticas e limitações de um processo eleitoral online.


Chau: Reforça os limites de uma eleição online porém coloca a preocupação de haver uma entidade sem gestão numa conjuntura tão difícil para a universidade. Citou os cortes que estão para vir em 2021 e os reflexos na permanência estudantil, o risco da reitoria interventora, etc. Por isso coloca como uma possibilidade a ser cogitada o processo eleitoral online.


Rafa: Acha importante pensar em eleições online ainda mais vendo que outras universidades estão tendo processos eleitorais. Mas coloca que inicialmente na assembléia que aprovamos estender a última gestão e criar o GT estávamos numa conjuntura sem chapas se formando. Questiona se estamos em outro cenário agora.


Vinícius: Coloca uma crítica ao que foi deliberado no ano passado em assembleia pois não havia sido aberto processo eleitoral. Vimos que não íamos ter chapas que iriam concorrer antes de ter tido abertura de inscrições. Coloca que, portanto, isso não deve ser um limitador para abertura do processo de inscrições de chapas.


Fernanda: Pontua sobre o que o Vini colocou que não era como se chapas estivessem ali esperando o CAPB abrir processo eleitoral. Isso não foi impedido. A proposta de levar a situação do CAPB em assembléia era para que o problema do esvaziamento fosse coletivizado com mais estudantes a fim de tentar reverter a tendência crônica de serem formadas chapas sem nenhum alinhamento mínimo apenas para não deixar o CAPB desativar.


Larissa coloca que tem uma tendência em querer aprovar um processo eleitoral online pois há uma redução muito grande da autonomia das pessoas de um GT que não permite que sejam tomadas decisões muitos cotidianas como um filme para o cineCAPB por exemplo.


Fernanda: Coloquei que nossas decisões tem que acontecer levando em conta que depende de pessoas para a execução. Então precisaremos de pessoas em comissão eleitoral, que não componham chapa, além de pessoas formando a própria chapa. O mínimo de pessoas para uma chapa seriam 3 pessoas, considerando as três coordenações obrigatórias. Questionei se haveria essa possibilidade e se existiam pessoas interessadas e formar chapa.


Vinicius: Aponta que se colocaria para a comissão eleitoral.


João Chau: Fez a proposta colocando um indicativo de eleições online com comissão eleitoral eleita em Reunião Ordinária.


PROPOSTA: Indicativo de eleições online com comissão eleitoral eleita em Reunião Ordinária. APROVADA POR CONSENSO


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ata RO - 15/12

Reunião ordinária 15/12 Google meets Presença : Larissa Parra, Andrezza Saretti, Carla do Nascimento, Daniele Vieira, Joao Vitor Chau,...

Ata RE - 11/12

ATO REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA 11/12 Google meets Presença : Larissa Parra, Camila Santos, Carla do Nascimento, Daniele Vieira Passos, Deisi...

Ata RE - 23/11

ATA Reunião extraordinária 23/11 Google meets Presença : Larissa Parra, Mariana Prete, Joao Chau, Andrezza, Andressa Gomes, Amanda...

Hozzászólások


bottom of page