Ata RE - 23/11
- GT - CAPB
- 23 de nov. de 2020
- 6 min de leitura
ATA Reunião extraordinária 23/11
Google meets
Presença : Larissa Parra, Mariana Prete, Joao Chau, Andrezza, Andressa Gomes, Amanda Vieira, Carla do Nascimento, Giovanna Magno, Fernanda Souza, Vinicius Reis, Rodrigo Pereira
Pautas :
Carta de repúdio em relação à apologia ao estupro
Apoio a candidatos dos órgãos colegiados
CINECAPB
Prédio do DCE
Inscrições da CLEV
Eleições DENEM
Informes :
Larissa : na última reunião com a direção do campus, foi falado que o horário de funcionamento do prédio do DCE vai ser levado para a comissão avaliadora técnica e a discussão sobre isso não será mais feita entre direção do campus e discentes.
Chau : nessa reunião, a direção do campus não está aberta para discussão no momento. Ressalta sobre o questionamento do funcionamento futuro do RU e a resposta dada foi que poderia ser fechado novamente dependendo das condições.
Fernanda : afirma que foi diferente essa reunião em específico, principalmente, por ter outras entidades na reunião. Ressalta sobre a importância do funcionamento do prédio do DCE para a sobrevivência e o sustento de sua família e também porque é o lugar mais barato aos estudantes que saem tarde dos estágios e esperam até mais tarde para voltar de transporte público. Diz que apareceu na reunião sobre um julgamento moral da infecção do vírus, como se os alunos que ficassem infectados seria por causa de festa e não houvesse infecção em cenários de prática.
Chau : a DENEM e a CEV liberaram o edital de pontos do ciclo 2021/2022 das modalidades SCOPE/SCORE/SCOPH. A CLEV vai realizar uma oficina obrigatória de capacitação para quem quiser se inscrever. Está sendo passado um formulário para as pessoas se inscreverem para a oficina.
Mariana : a RR é a reunião regional da DENEM. Teve a reunião regional da sul-2 nesse final de semana, cada CA expôs sobre o que está ocorrendo em cada local. Houve um espaço deliberativo onde foi votada sobre a chapa para as eleições da DENEM. Fez um documento mini-ata em que anatou as coisas mais importantes, quem quiser saber sobre, é só chamar no privado.
Fernanda : houve duas formações nessa reunião regional : como gerir um CA e trabalho de base. Sobre a de trabalho de base, foi um espaço ótimo e associou bastante com o CAPB. Acha interessante que haja um espaço de formação de trabalho de base no futuro aqui na nossa local.
Pauta : carta de repúdio em relação à apologia ao estupro
Chau : a carta de repúdio foi um encaminhamento da última RE, na quinta-feira, com tom de denúncia, reflexão e trazendo algumas propostas para a universidade. Chau, Larissa, Andressa e Mariana ficaram responsáveis por essa carta.
A carta é projetada e lida.
Fernanda : propõe que tenha uma semana para que sejam colhidas as assinaturas dos estudantes e entidades representativas
Larissa : questiona quais representantes discentes levariam para os conselhos a carta e colocar isso como pauta
Chau : diz que ele próprio pode levar para o CG e mandamos no grupo de representantes discentes para que os outros levem também.
Encaminhamento : carta de repúdio em relação à apologia ao estupro é aprovada e haverá uma semana para colhimento de assinaturas de estudantes e entidades estudantis. Em seguida, pós-colhimento de assinaturas, será enviada para as instâncias da universidade pelas relações internas e externas. - APROVADO POR CONSENSO
Pauta : apoio a candidatos dos órgãos colegiados
Chau : as eleições dos estudantes discentes para os órgãos colegiado ocorrerá na semana que vem e temos essa semana para fazer a campanha.
Fernanda : questiona quem se candidatou na RO para os conselhos
Chau : se inscreveu para o CAE. Fala sobre a chapa que está compondo, que é a do MUP. A ideia é apresentar um projeto alternativo de universidade, com o intuito de ser de fato popular.
Larissa : se inscreveu para o COPLAD e para a Congregação. Fala que está na chapa do MUP e na chapa de representantes discentes entre os CA’s.
Rodrigo : se inscreveu no Conselho de Graduação. Fala que também defende uma universidade popular.
Carla : se inscreveu para o CG. Afirma que acabou de saber da chapa do MUP e que gostaria de compô-la.
Chau : Daniele e Rafael também estão se candidatando para o CG também
Encaminhamento : chapa do CAPB definida e apoio à chapa do MUP. - APROVADO POR CONSENSO
Pauta : cineCAPB
Mariana : cineCAPB é um evento cultural proporcionado pelo CAPB, no qual é passado um filme e há uma discussão com as temáticas abordadas e, em seguida, é postado no Instagram um conteúdo com essas reflexões trazidas no dia. Temos que decidir o filme para esse domingo com temática da questão racial.
Fernanda : sugere que seja passado o “panteras negras : vanguardas da revolução”
Encaminhamento : o documentário “panteras negras : vanguardas da revolução” vai ser passado no domingo (29/11) no cineCAPB
Pauta : prédio do DCE
Fernanda : o diretório central dos estudantes (DCE) faz a representação dos estudantes da universidade. Durante 5 anos, o DCE ficou sem gestão e, em 2018, houve um processo de reativação do DCE. Ficou confusa a administração do prédio do DCE durante esse tempo de inatividade. É um dos poucos espaços de convívio das sedes das entidades representativas. Infelizmente, houve uma desorganização da administração e isso deixa a autonomia estudantil em relação ao prédio fragilizada. No plano mais imediato, o mestre Santan, que é administrador da Unifesp, é um mestre de capoeira e veio conversar com ela sobre a volta da ativação do projeto da Capoeira Axé. Ele mandou um plano de retorno e as aulas seriam de noite, entretanto o horário de funcionamento do DCE no momento não abrange o horário da capoeira.
Chau : a direção colocou a extensão do funcionamento do DCE como uma birra nossa, entretanto é visto mais uma vez que o DCE não é algo
Fernanda : o mestre Santan trabalha na Unifesp há muitos anos e já foi retomado presencialmente o trabalho dele. Explicou para ele sobre as dificuldades do horário de funcionamento do prédio do DCE.
Larissa : está aflita, pois na última reunião com a direção, foram bem enfáticos de que esse assunto do horário de funcionamento do DCE não estaria mais em pauta, então não sabe o que pensar sobre.
Fernanda : acha que nós, como CAPB, pode dar autorização para ele, pois ele já retomou sua atividade de trabalho, os estudantes já retomaram sua atividade presenciais. Acha que temos que manter o diálogo com ele para explicar que precisamos esperar a resposta da comissão técnica sobre o funcionamento do DCE. Propõe que esse diálogo seja levado para os outros CA’s também para resolvermos em conjunto.
Chau : traz uma reflexão sobre o que faremos caso a comissão da reitoria decida por fechar o prédio do DCE.
Fernanda : traz a reflexão de que nos espaços institucionais as questões vão ser tratadas como técnicas, mas elas não são, sempre tem um posicionamento político por trás. Muitos estudantes serão prejudicados caso o prédio do DCE seja fechado, pois utilizam transporte público e ao final da aula precisa esperar um tempo para voltar para casa para não se submeter a um alto risco de contaminação. Propõe que seja feita uma proposta escrita anexada a um abaixo-assinado sobre o horário de funcionamento do DCE. Acha que temos que fazer um movimento presencial caso seja feita uma investida agressiva da faculdade em fechar o prédio.
Chau : acha importante que sejam colhidos relatos dos estudantes acerca do assunto como foi feito com o RU.
Encaminhamentos :
Reunião com os CA’s em que o CAPB aprove a retomada das aulas do projeto capoeira Axé. - APROVADO POR CONSENSO
Colhimento de relatos de estudantes que precisam de uma extensão do horário de funcionamento do prédio do DCE. - APROVADO POR CONSENSO
Pauta : inscrições da CLEV
Chau : teve uma reunião interna da CLEV no domingo na qual foi abordado que a CLEV pode cobrar até 50 reais dos estudantes que se inscrevem para os editais. Essa é uma das taxas que o estudante paga (sendo duas para a Denem e uma para a Clev) ao se inscrever para o intercâmbio. Pensando nos estudantes vulneráveis que recebem isenção da taxa de inscrição pela DENEM, acha importante que sejam isentados bolsistas PAPE ou que recebem algum tipo de auxílio estudantil.
Fernanda : acha que podemos colocar alguns critérios de vulnerabilidade socio-econômica (cotista, cotista racial, bolsista PAPE entre outros) em um edital interno de pontos da CLEV de inclusão. A comprovação pode ser feita por documentos fáceis da pessoa ter.
Encaminhamento : a CLEV vai criar um edital de inscrições inclusivas com o objetivo de isentar a taxa que é paga para a Clev durante a inscrição para o intercâmbio. - APROVADO POR CONSENSO
Pauta : eleições DENEM
Chau : a DENEM vai passar por eleições e alguns estudantes da Unifesp estão concorrendo a certas vagas, como eu, Elise, Vinicius, Daniele, Camila e Fernanda.
Encaminhamento : apoio aos estudantes da Unifesp da chapa concorrendo a cargos da DENEM e emissão de carta de respaldo a todos eles. - APROVADO POR CONSENSO
Comments