Pautas:
Planejamento GT
Versão de consulta PPI
Plenária CAPB/Campus SP
DICAPB novembro
Comissão do transporte
Comissão de moradia (pauta adicionada)
Certificado gestão “me ajude a olhar”
1. Planejamento do GT
Daniele: faz um repasse da última reunião geral do GT. O dep. de comunicação apresentou um calendário. Houveram questões internas relacionadas aos espaços de formação e não conseguimos finalizar o planejamento nessa reunião. Falta discutirmos as ações do departamento de política, relações internas e relações externas. Apresenta a proposta do dep. de política (espaços de “Direito à cidade e eleições”, “Formação ideológica na medicina” e “Saúde da mulher”). Apresenta a proposta de calendário do dep. de comunicação, com as postagens regulares e postagens temáticas; acrescentarão a divulgação dos espaços de formação.
Chau: montamos as ementas de dois espaços, o primeiro espaço será sobre “Direito à cidade e eleições” que terá como data o dia 9/11 (segunda feira), os palestrantes serão o professor Prof Kazuo Nakano e a ideia é divulgarmos no dia 5/11. Caso o professor Kazuo não consiga há uma proposta para suplente (Sandro Oliveira). O Isaac ficou responsável pelo espaço de formação ideológica, no dia 12/11 que terá como palestrante o Gabriel. O espaço de saúde da mulher não tem uma data definida e está sendo conversado com as palestrantes o melhor horário e data.
Isaac: talvez o gabriel não poderá ir no dia 12/11 então será necessário ajustar a data do espaço de formação ideológica. Tentamos priorizar alguns espaços na discussão de ontem pensando nas eleições que estão próximas e para pensar em formação ideológica pensando nos próximos passos do GT. O espaço da saúde da mulher já estava presente no nosso ciclo e decidimos mante-lo.
Rafael: quanto aos espaços, questiona sobre a divulgação e os fluxo para o dep. de comunicação fazer a divulgação. Fala sobre outros compromissos durante os dias da semana, como CIs de ligas e sobre a disponibilidade dos palestrantes.
Daniele: pensaram em fazer a divulgação do espaço 4 dias antes e que o responsável do dep. de política repasse para a comunicação as informações do espaço, 2 dias antes da divulgação.
Mariana: pergunta se há possibilidade de gravar os espaços, pensando que serão espaços durante a semana e que as pessoas podem não conseguir assistir.
Isaac: pontuou que é uma questão de planejamento interno e que podemos discutir sobre isso.
Daniele: no início dos espaços, discutiram no dep. de política sobre gravar os espaços, mas a maioria decidiu por não fazer isso, dado que a ideia era que os espaços fossem realizados com maior liberdade para o palestrante. Fala da possibilidade de deixar os vídeos no Youtube, de maneira não pública
Isaac: sugere aprovação dos calendários e espaços e depois discutir ferramentas pra podermos encaminhar
Chau: o departamento de externas participou das reuniões CR-DCE e institucionais e pensamos em fazer espaços sobre trabalho médico e relações de trabalhos, porém entendemos que não era um espaço prioritário pensando no objetivo do GT. O simesp entrou em contato com a Fernanda para elaborar um espaço com os formandos
Fernanda: o departamento de externas havia conversado sobre um espaço sobre trabalho medico mas fizemos um filtro pensando nos objetivos do GT e colocamos esse espaço como secundário. Nesse meio tempo o simesp entrou em contato comigo para ajudar na elaboração do espaço sobre trabalho médico com os formandos. Pensamos nesse espaço por ser um convite do próprio simesp e se algum conteúdo for necessário ser produzido, as externas ficará responsável por realiza-lo. Tiramos muitos espaços pensando que temos que fazer um calendário em conjunto. Acredita que o departamento das externas deve ficar disponível para que participe das reuniões que venham a ocorrer.
Encaminhamentos:
- Aprovar o calendário do dep. de comunicação - aprovado por consenso
- Aprovar o calendário do dep. de política e dos espaços de formação propostos - aprovado por consenso
- Aprovar o espaço com o Simesp promovido pelo CAPB e o dep. de relações externas - aprovado por consenso
2. Versão de consulta do PPI
Chau: na semana retrasada os conselheiros receberam a versão de consulta pública do ppi e a ideia é que conversemos sobre isso. A intenção é basicamente para pensar na melhora da elaboração do texto que será levado.
Isaac: acredita que é um documento que vem no sentido de flexibilizar o ensino. É importante pensar como podemos organizar o ME como uma forma de luta contra os pontos colocados
Chau: não conseguimos mais alterar o teor desse documento. O objetivo de trazer o documento é mais pra pensarmos em como nos organizarmos no ME.
Fernanda: coloca muito a associação do ensino remoto como ampliação do acesso, assim como a telemedicina. Colocam muito esses pontos como democratizar a medicina. Há varias coisas que não são possíveis fazerem por vias remotas. Colocam como solução a telemedicina mas não pensam em investir no SUS, para resolver questões que dificultam o acesso. a telemedicina deixa os gastos universitários reduzidos. O ensino remoto foi colocado bem antes da pandemia.
Chau: muitas propostas foram feitas pelos conselheiros dos conselhos centrais no PDI, mas no PPI o processo foi feito de maneira diferente. O ppi não tem data de validade, é uma questão mais profunda do que vai se transformar a universidade pública. é mostrar qual é a visão da universidade.
Isaac: não é a universidade que cria a forma de ensino deteriorada, é uma sociedade que estabelece as relações dessa forma que cria uma universidade assim. O MUP está fazendo uma forte resistência ao projeto que vem sendo colocado.
3. Plenária CAPB/Campus SP
Fernanda: no último CR-DCE, que foi repassado na última RO, foi referenciado que as entidades realizassem plenárias nos campi, para discussão dos cortes orçamentários. Estamos no momento de definição do orçamento pelo governo federal, onde está previsto um golpe enorme no nosso orçamento. Fala sobre como acabamos nos acostumando aos cortes que acontecem de maneira crônica, e dá um exemplo concreto que é a PRAE estudar o aumento do preço do RU, ferindo a alimentação dos estudantes enquanto direito. O pró-reitor fala de um escalonamento do preço do RU, lógica utilizada inclusive para defesa de propostas como pagamento de mensalidade em universidades públicas.
Chau: a ideia é como operacionalizar isso nas próximas semanas. Temos que massificar esse debate e pensar se fazemos isso como CAPB ou com outras universidade do campus são paulo. O orçamento é passível de disputa, de ter um orçamento diferente, menos pior. Temos que pensar se vamos faremos a nível de CAPB ou dialogarmos com os outros CAs e pensar em uma data
Fernanda: entende que o caminho é levarmos um indicativo de data, caso concordemos com a realização da plenária, para reunião dos CAs. Ver como eles poderiam se articular conosco para isso.
Fernanda: poderíamos tentar divulgar as previsões de cortes, como os cortes no PNAES. Podemos fazer isso antes, como maneira de divulgá-la ou depois.
Encaminhamentos:
- Realização da plenária no campus SP no dia 21/11, levando esse indicativo de data para reunião com os CAs do campus e com divulgação conjunta - aprovado por consenso
4. diCAPB novembro
Larissa: passamos o formulário das dicas de novembro, precisamos passar em RO essas indicações.
Encaminhamentos:
- Todas as indicações foram aprovadas por consenso
5. comissão do transporte
Larissa: foi indicada como representante discente há 2 meses, de maneira temporária. Propõe que ela continue como representante, dado que a demanda foi tranquila e conseguiu contribuir.
Isaac: fala da importância de construir as comissões, entende que somos mais ouvidos nesse locais do que nos conselhos em si.
Encaminhamentos:
Continuidade da Larissa Parra na Comissão do Transporte - aprovado por consenso
6. Comissão de moradia
Encaminhamento:
- Aprovar Carla e Isaac como representantes, sendo o titular definido entre eles - aprovado por consenso
7. Certificado gestão “Me Ajude a Olhar”
Chau: a Maria Luiza mandou um email para o CAPB perguntando como estava a questão dos certificados para a gestão “Me Ajude a Olhar” e se poderíamos disponibilizar o certificado
Isaac:podemos encaminhar essa questão para o departamento de política ou internas para definirmos essa questão
Chau: propõe uma divulgação do certificado nas redes sociais
Encaminhamento:
- o departamento de relações internas ficou responsável pela emissão do certificado da gestão de 2019 - aprovado por consenso
Estiveram presentes:
João Vitor Chau
Daniele Vieira Passos
Larissa Ribino Parra
Mariana Marioti Prete
Rafael Silva Prado
Isaac Costa
Fernanda Souza
Carla Nascimento
Amanda Vieira
Comentarios