Repasses:
• Reunião GT CAPB – Malu: resume a reunião. Formação do calendário completo, com atividades minimamente descritas. Necessário montar uma escala de pessoas e um roteiro de conversa. – Vinícius: acredita que esse momento pode servir como abordagem para apresentação do CAPB. – Fernanda: coloca que a ideia é ter uma interação muito aberta, o roteiro traria pontos importantes para.
• Repasses Reunião com Rosana – Vinícius: reunião demandada pelos CAs, para discutir situação da limpeza do prédio do DCE após questão orçamentária. – Fernanda: relata como ocorreu a reunião (contou com uma quantidade razoável de pessoas, estando mais preenchida por membros de entidades como CAF, CALP, CAAB, CAPB e DCE). Rosana pede folha para anotação, Fernanda inicia fala, explicando o motivo da reunião (limpeza do DCE). Em seguida, Rosana simplesmente anota essa demanda numa folha. Rosana comenta que existe um GT que discute a questão de contratos, a serem apresentados para o Conselho de Campus. Fernanda sugere para Rosana que trouxesse informações do GT nas reuniões que quinzenalmente (além de possibilitar intervenção dos estudantes), o que foi negado. Segundo a Fernanda, isso tem um propósito político, impedindo intervenção dos estudantes e mantendo os interesses da instituição.
– Fernanda: aponta que o orçamento trazido pela LOA, com descentralização das verbas, será detalhado futuramente, segundo a diretoria do campus.
• Repasses reunião Conselho de CSP – Chau: projeto Comunica SP, apresentado pela diretoria do Campus. – Fernanda: aponta para a falta desse grupo no passado, comenta sobre as ferramentas desse grupo e como o CA pode utilizá-lo (questões do RU, eleições). – Vinícius: comenta sobre o PDInfra e os prédios envolvidos (Centro de Oncologia, Centro de longevidade, Centro de criança e adolescente…). – Fernanda: expõe as falas da diretoria do Campus em relação à participação estudantil na questão da moradia universitária e seu projeto. Propõe cobrar a diretoria para reativação da Comissão de Moradia e informações acerca do andamento. Além disso, apresenta a composição dos GTs montados para o PDInfra e participação da FGV Projetos na consultoria. Apresenta também a problemática dos interesses privados na construção e uso do prédio de moradia. Sobre os informes, traz a questão da reforma da Biblac, cujas obras não foram iniciadas devido ao custo para readequação do CRIE e almoxarifado; uma alternativa apresentada foi o uso do subsolo do prédio do RU (tomado por um incêndio), sendo proposto um orçamento. Além disso, aponta para os principais doadores para realização do projeto (Johnson’s, Fleury…) e os problemas orçamentários por trás da atuação de fundações de apoio e iniciativa privada.
– Chau: comenta sobre a indicação de estudante para composição do GT Operacional da reforma da Biblac. – Fernanda: sobre divulgação e repasses, comenta sobre as ações (artes feitas por Maísa, Victor Valsecchi, Chau) e necessidade de um comitê de comunicação extremamente ativo, já que comunicação é um dos principais problemas do CA. – Malu: considera que um representante de cada conselho pode fazer parte desse comitê de comunicação. – Fernanda: aponta também para reativar o grupo da chapa formada para RDs, já que existem representantes de todos os campi. Comenta sobre como foi apresentada a questão orçamentária pela diretoria do campus. De acordo com ela, parece que foi comemorado o fato de não termos terminado 2019 sem contas em abertos, sendo que foram feitos cortes muito impactantes no funcionamento da universidade (demissão em massa de terceirizados, apontada pelo Vinícius, cortes em limpeza, manutenção e segurança). – Vinícius: comenta sobre a apresentação feita sobre os bloqueios de vagas para concurso público, trazido pelo governo federal no final do ano. Exemplos seriam a vaga de motorista do ônibus da Unifesp, sanitarista, técnico de enfermagem. Com isso, surge o debate sobre terceirização e precarização do trabalho. – Fernanda: comenta sobre as políticas neoliberais aplicadas nas últimas décadas no Brasil e interesses do capitalismo nesse processo. Com isso, a exclusão e bloqueio de cargos é uma maneira de aprofundar o processo de terceirização e precarização do trabalho. Sugere que seja feito uma divulgação por meio de texto. Aponta para necessidade de expandir o debate para fora dos espaços dos conselhos e politizar essas questões. – Vinícius: analisa que esse clima de comemoração é reflexo de um desentendimento da administração acerca do que é uma universidade e como seu funcionamento se deu de maneira problemática no ano passado. – Fernanda: comenta sobre o acordo de cooperação Unifesp-SPDM e como ele foi aprovado no Consu, sem atender as únicas demanda trazida no seminário realizado em 2019, sobre a representação de estudantes, residentes e TAEs.
Pautas: • Recepção dos calouros – recepção entrega de documentos para cotas: Participarão do roteiro de conversa: João K., Vinícius, Chau, outros – a definir Encaminhar: escala de pessoas (membros do GT e outros – a definir) – semana de recepção: Malu: 02/03 – deliberado no GT que será feito um convite para o Isaac fazer a fala sobre representação estudantil 03/03 – apresentação dos CAs pela manhã 04/03 – nada 05/03 – apresentação do CAPB + intercâmbios + Denem + questão indígena encaminhar: falar com Sandra + caso clínico + peça encaminhar: falar com Vanessa 06/03 – festa encaminhar: fazer escala
– Proposta de consenso da Fernanda: CAPB lançar nota divulgando o canal de denúncia de fraude nas cotas e implementação da banca de verificação de cotas, a ser soltado até dia 14/02, mudar horário da palestra com Sandra para ocorrer com todos os cursos, o que seria levado para discussão entre os CAs. Para o tempo de fala requisitado pelo DCC (apresentação do MD-PhD) sugere que seja conversado para realização no momento da coordenação do curso, que ocorre só para Medicina (terça à tarde). – Fernanda e Carla: contextualizam a proposta de intervenção acerca da questão indígena, e a importância de realizar esse debate principalmente com os calouros.
Votação (em bloco, para todos os tópicos abaixo) Nota do CAPB sobre cotas Alteração do horário da palestra com Sandra e acrescentar outros CAs Discutir com a coordenação do curso para fala do DCC Realização de oficina de cartazes antes da entrega de documentos Realização de arte acerca da imagem do índio Aprovado por consenso Para a próxima RO, pautas: Regimento prédio do DCE DCC
Comments