– Fernanda : fala sobre a divisão de tarefas na reunião (ata, formulário de presença, mediação), comenta para esperar mais pessoas entrarem . Comenta sobre repasses da reunião do COPLAD do dia 16/06, explica o que é o COPLAD. Houve liberação de orçamento para o COPLAD (40% da verba aprovada pelo congresso) há duas semanas. – Ana : contextualiza a reunião com as subcomissões semana passada. Comenta sobre a reunião de 15/06 com o CCM, que girou em torno do calendário acadêmico (início do semestre 6/07 até final do ano levito em 27/02 do segundo ao quarto ano; já o primeiro ano não se sabe ainda). Primeiro ano : atividades síncronas de manhã ( sem obrigatoriedade) como plantão de dúvida e aulas gravadas e atividades de tarde. Sexta-feira vai haver outra reunião, espera obter mais respostas. – Chau : contextualiza a assembleia de curso com pauta da continuidade do CAPB.
Teto : 20h Tempo de fala : 3min
Pauta : repasses sobre GT
– Chau : GT com 10 participantes até agora. Explica como funciona a entrada no GT, que é por meio de formulário, e como é a formalização dessa entrada, que é pela RO. A política está com 4 pessoas. As ideias da política são : um ciclo de acúmulo temático, por meio de lives no Instagram (temática política), jornal semanal, glossário de termos da política (postagens), discussão sobre o nome do centro acadêmico, materiais explicativos do funcionamento da unifesp, trazer espaços de análise de conjuntura (racismo, avanço de ideias autoritárias, como funciona a democracia brasileira, história do movimento lgbt no brasil, sucateamento do SUS, violência policial e genocídio negro, funcionamento da polícia brasileira, pandemia).
– Fernanda : pergunta se apenas o departamento de comunicação teve movimentação até agora.
– Beatriz : comenta sobre o drive criado na comunicação. O departamento está com 5 pessoas. Explica sobre o que tem no drive, como os links de outros CAs para visualizar como pode ser feito, também sobre a padronização de artes para ROs.
– Daniele : em relação ao site do CAPB , modificá-lo, criar uma caixa de sugestões, montar um espaço explicativo sobre as partes funcionais que competem ao centro acadêmico, uma parte de importantes, por exemplo, “o que está acontecendo na semana”, conteúdos de publicidade. Para o Instagram, glossário temático junto com a política, glossário acadêmico, glossário social, lives temáticas, posts sobre acontecimentos marcantes. – Fernanda : sugere que haja espaços de acúmulo antes de realizar os textos para as postagens. Acha que é importante essa discussão antes da divulgação.
– Rafael : comenta sobre a eficácia de divisões de funções em departamentos, porém não é exclusivo de cada departamento uma função que seria destinado ao departamento em questão.
– Fernanda : comenta sobre a criação do grupo de WhatsApp das relações externas.
– Vinicius : comenta sobre a organização do GT e do grupo das relações internas, além do grupo criado com os representantes de turma.
– Fernanda : comenta sobre a demanda por intercâmbio trazida por Elise, sobre a volta da articulação com a Clev.
Pauta : ADE’s
– Vinicius : contextualiza a deliberação sobre o retorno do calendário acadêmico remoto na reunião do CONSU e a deliberação sobre a volta no dia 06/07 na reunião da unidade universitária (EPM). O documento da PROGRAD será discutido na reunião do Conselho de Graduação de amanhã (17/06). Lê essa minuta do documento que ainda será levada à aprovação para todos ouvirem, projetado em tela. Pede para as pessoas falarem caso vejam algo que merece ser destacado. Comenta a irresponsabilidade de certas decisões com o ensino dos estudantes. Comenta sobre as desvantagens da avaliação em nota e em cumprido ou não cumprido. Comenta sobre a possibilidade de exclusão de uma UC durante o ano letivo e seu prejuízo de reprovar o ano no curso de medicina.
– Ana : pontua sobre o trancamento ao curso anual, pois o artigo diz “a possibilidade de trancamento do semestre letivo 1/2020”.
– Vinicius : comenta sobre o trancamento temporário que não está descrito no documento, afirma que a unifesp é pouco flexível. Comenta sobre a retirada da primeira versão do documento acerca da obrigatoriedade da divulgação do plano de ação aos discentes antes do retorno das atividades. – Chau : pergunta se tem algo a mais a ser levado ao CG, além do fato de publicizar o plano de ação e a carga horária. – Maria Luiza : acha frágil as atividades síncronas, pois muitos estudantes não terão acesso a esses espaços, comenta sobre serem gravadas ou não.
– Vinicius : comenta que as atividades síncronas, a nível EPM, vão ser gravadas e disponibilizadas.
– Fernanda : pontua para o Chau e para a Fernanda levarem ao CG a delimitação aos cursos anuais. Comenta a importância da discussão sobre o curso de medicina ser anual, pois tal fato prejudica muitos estudantes que não conseguem concluir, por exemplo, uma UC que dura apenas três meses.
– Vinicius : comenta sobre a importância da discussão da integralização das atividades práticas. Pontua que o planejamento deveria levar em consideração possibilidades de cenários diversos, além de deixar mais claro a integralização das práticas. Sem essa integralização, os anos letivos não podem ser concluídos, assim, o planejamento em cima apenas das teóricas e postergar o que vai ser feito com as práticas é irresponsável.
– Ana : pontua que muitos docentes não queriam que discentes tivessem uma semana de recesso. Pontua que os docentes não aparentam ter um plano sobre as atividades práticas. – Chau : acha que deve sistemizar alguns pontuamentos para levar ao CG na reunião de amanhã para não perder nada de importante. Pergunta o que os estudantes acham acerca das práticas : está havendo um planejamento? – Vinicius : reitera a importância de um melhor planejamento, levando em consideração as prática.
– Fernanda : reitera a importância da síntese e sistematização de pontuamentos para levar ao CG.
Chau : projeta a tela para um listagens dos pontuamentos de maneira coletiva para levar ao CG: delimitar para os cursos anuais no documento como; publicizar os planos com antecedência e determinar datas para isso; universidade estabelecer possíveis e diferentes cenários para as atividades práticas, todas as atividades síncronas deverão ser gravadas e disponibilizadas; contabilização de presença; tanto para o trancamento quanto para a exclusão de UCs, determinar como ocorrerá para os cursos anuais; questionar as notas (CR) e defender o “conceito” e como ficam as coisas que dependem de CR (bolsas, estágios, habitações); prazos para inscrições nos editais(já foram fechados), levando em conta o cenário dinâmico da pandemia; prazos para entrega dos computadores e como está o andamento.
– Vinicius : comenta que o MEC impõe certas normas, como o CR ser a avaliação para bolsas, por exemplo. Pontua sobre a importância do acompanhamento das bolsas de auxílio e da entrega de computadores. – Fernanda : pontua sobre a liberação das verbas e que só semana passada caiu como crédito para a universidade. Comenta sobre o repasse do CAE. – Larissa : pergunta se pode colocar na ata o documento da prograd. – Vinicius : afirma que não, pois como ainda não foi aprovado pelo CG, caso seja divulgado abertamente, as pessoas podem pensar que é oficial. – Chau : pergunta se mais alguém entrou no GT, por conta da homologação no RO. Não entende como seria esse processo de homologar.
– Vinicius : pontua que precisa ser colocado em ata as alterações dos membros do GT.
Εncaminhamentos :
1. Lista de pontos a serem levados pelos representantes Chau e Fernanda na reunião do CG do dia 17/06, que ocorrerá as 8;30h. 2. Criação de grupos dos departamentos do GT em redes sociais. Lista de membros do GT : Vinicius Reis, Beatriz da Silva Rodrigues, Carla Nascimento, João Vitor Chau, Daniele Passos, Rafael Prado, Maisa Francisco, Mariana Prete, Fernanda Camargo, Larissa Parra.
LISTA DE PRESENÇA:
Larissa Ribino Parra Daniele Vieira Passos Mariana Marioti Prete Beatriz da Silva Rodrigues Gabriel Giovane Souza Santos Laura Jantsch Ferla Ana Carolina Z. Olineira João Vitor Chau Bernadino Vinícius Moreira Reis Maria Luiza de Andrade Aguiar Rafael Silva Prado Fernanda Eryka Morais Costa Fernanda Souza Lopes de Camargo
Comments